Oceania clima e vegetação

A Oceania é considerada o menor dos continentes mesmo possuindo 8.480.354 km², além disso, também é o mais isolado do planeta, uma vez que mesmo seja constituído de quatorze países independentes e uma centena de ilhas dispostas no Oceano Pacífico. Embora grande parte delas seja de provenientes de vulcões, ou formada por atóis coralígenos, as características físicas do continente são bastante variáveis.

clima semiárido
Por causa da posição geográfica da Oceania, a mesma ficou isolada de chuvas equatoriais capazes de formar florestas abundantes.

O número de habitantes da Oceania se aproxima dos 32 milhões de habitantes, sendo que 75% dessa parcela, está situada nas áreas urbanas, ou seja vivem na cidade. O restante, 25% moram na zona rural. A Oceania é quase totalmente banhada pelo Oceano Pacífico, somente a Austrália se destaca dessa condição, por estar localizada fronte ao Oceano Índico.

O clima tropical é quase predominante na Oceania, somente na Austrália se modifica, apresentando clima desértico, mas que compõe uma diversidade climática que determina uma gradação na flora apresentada em forma de floresta densa, desde o litoral norte e nordeste, já no litoral sudoeste é menos densa ou mista.Em geral, a vegetação oceânica é constituída de florestas tropicais.

Austrália
Deserto de Gibson é encontrado na Austrália Ocidental.

Na região não existem muitos rios importantes, principalmente na Austrália resultado do predomínio de climas áridos e semiáridos. Boa parte dos rios estão na superfície das ilhas, mas por causa da forte pluviosidade local, os leitos acabam não tendo extensão suficiente para que criem cursos expressivos.

Por causa dessa variabilidade de vegetação, existem na região uma séride de espécies características da Oceania. Na Tasmânia e na Nova Zelândia, por exemplo, é possível encontrar com abundância centenas de eucaliptos. Nas ilhas da Melanésia, Micronésia e Polinésia há um acúmulo de coqueiros e bananeiras. A vegetação tende a se degradar para as regiões interiores do continente, formando savanas ao mesmo tempo que o terreno fica mais árido.

litoral
Na Oceania há presença de climas tropicais e subtropicais, com temperaturas elevadas no norte e mais amenas no sul.

A flora influenciada pelo clima, possui um alto índice de variedade, a vegetação se divide em plantas xerófilas e muitas outras espécies tropicais. A maior variedade fica na Austrália, porque possui maior extensão.

Na Oceania podem ser encontradas florestas áridas e semiáridas, florestas tropicais úmidas, subtropicais e savanas. Realmente une diferentes aspectos em um único continente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.