O que vestir em uma festa junina : maquiagem,roupas de retalho e chapéu

A festa junina é uma tradição brasileira que manteve-se viva atravessando séculos, sua origem não pode ser afirmada com certeza, mas as teorias mais aceitas pregam que a festividade é resultado da miscigenação cultural dos povos formadores do Brasil. Tudo indica que o escopo da festa advenha da Europa, ritos pagãos que depois foram sincretizados ao panteão de tradições católicas em homenagem a São João Batista, tanto que no início recebia o nome de Joanina.

festa junina
As Festas Juninas são importante traço cultural brasileiro, mas com particularidades próprias em cada lugar.

As comemorações do mês de Junho chegaram com os colonizadores portugueses e em solo Pindorama ganhou novas facetas, em particularidades com o contato e cultura de matriz africana e indígena, além dos imigrantes de vários cantos do mundo que desembarcaram no país. Hoje as festas juninas são encontradas de norte a sul do Brasil, assumindo características regionais próprias, mas é no nordeste onde a tradição é avivada com maior intensidade e significância.

Roupas e acessórios 

Dentre as insignias da festa junina, há um ponto que nós hoje, escolhemos elencar os trajes. As vestes tradicionais de uma festa junina aludem a figura do caipira, do matuto. Os homens geralmente vestem um calça jeans gasta inclusive com remendos e retalhos, camisa xadrez também gasta, uma botina, chapéu ( de palha de preferência). Já para as mulheres o look conta com um vestido de quadrilha, chapéu, finalizando com uma maquiagem, o intuito da fantasia é a diversão e se quiser você pode ousar na apresentação, é claro sem perder as raízes.

festa
Famosas com trajes para Festa Junina (foto:reprodução)

Roupa junina não significa estar brega, é possível sim harmonizar a temática com um visual chique, isso vale tanto para homens quanto para mulheres. Para o sexo feminino as opções são mais diversificadas, podendo além do vestido usar shorts, jeans, sapatos, botas, meias calças e por ai vai. Brinque com os tons, com as cores, mas cuidado para não deixar tudo muito carregado.

Maquiagem 

A maquiagem é um ponto essencial da caracterização para a festa junina, tanto em adultos quanto em crianças. Nos homens uma dica de maquiagem bem simples é unir as duas sobrancelhas com um lápis de olho preto e fazer um cavanhaque, dando o toque final pintando um dente da frente de preto, deixando tudo mais cômico.

As meninas devem começar aplicando um pó por toda a extensão do rosto, em seguida  o blush rosado, passe uma sobra (discreta). Feito isso use o delineador preto nos olhos, em seguida faça pintinhas nas maças do rosto e finalize com o batom.

festa
Famosos com trajes para Festa Junina (foto:reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.