O que são ferimentos abertos e fechados

Os ferimentos correspondem a todo e qualquer tipo de lesão, tendo elas singulares tipos de profundidade de acordo com o impacto da parte do corpo afetada, variando desde as camadas superficiais da pele e dos músculos até os vasos sanguíneos e os órgãos. Eles costumam provocar dores e sangramentos, sendo muito perceptíveis a contrair infecções.

Os ferimentos podem ser considerados:

» Abertos: aqueles que proporcionam a perda da superfície da pele. Possuem escoriações, incisões e lacerações. Mesmo sendo muito doloridos, não costumam representar riscos ao paciente quando são bem isolados e tratados.

Características dos ferimentos abertos e fechados
Tipos de ferimento.

» Fechados: provocados por fortes compressões e impactos, podendo vir a causar o rompimento de vasos sanguíneos, proporcionando uma demasiada liberação de líquidos ou sangue. Podem ser chamados de fraturas ou contusões, podendo vir a acometer as estruturas superficiais e internas do corpo.

Nos ferimentos fechados, dependendo da gravidade do acidente, o organismo poderá aquirir possíveis hemorragias, sendo as principais delas:

» Arterial: sangue vermelho vivo que costuma sair do ferimento por meio de jatos de pressão rítmicas;

» Capilar: sangue vermelho escuro, com pequenos vasos sanguíneos, tendo seu fluxo bem lento;

» Venosa: sangue vermelho escuro que normalmente escorre pelo ferimento de forma estável.

Para cada condição do ferimento é realizado um tipo de procedimento, diagnóstico e tratamento. Antes de mais nada, é preciso verificar os tipos de mecanismos que causaram as lesões, sendo as mais frequentes as causadas por colisões automobilísticas, acidentes de trabalho e deslizamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.