O que é o Plano Marshall

A Segunda Guerra Mundial proporcionou a destruição de vários países aliados do continente europeu, o que fez com que os Estados Unidos da América se aprofundasse novamente na Doutrina Truman, formulando a iniciativa de criar um projeto de reconstrução para esses Estados, processo que foi denominado como Plano Marshall.

Essa articulação foi desenvolvida pelo Secretário de Estado George Marshall, onde suas principais atividades eram de caráter econômico, com o investimento de elevados custos financeiros para o reerguimento das cidades afetadas pelos bombardeios.

O projeto foi colocado em vigor no ano de 1947, onde todo o auxílio foi promovido através de empréstimos. O Plano Marshall também é entendido dentro da contextualização da Guerra Fria, porque foi uma das saídas utilizadas pelos EUA para fortalecer o seu capitalismo e hegemonia.

O que é o Plano Marshall
George Marshall.
(Créditos da foto: http://www.yasamoykusu.com/)

Ao total foram fornecidos cerca de US$ 13 bilhões em assistência técnica e econômica. A França, a Alemanha, o Reino Unido e a Inglaterra foram os países que mais receberam verbas nessa dinamização, porém, mesmo com a reconstrução, ainda passaram por uma fase problemática em suas conjunturas políticas e econômicas.

Dentre os principais objetivos propostos pelo Plano Marshall, podemos citar:

Reconstrução material dos países destruídos na Segunda Guerra Mundial.

Reorganizar a economia dos Estados envolvidos nesse processo.

Aumentar o vínculo dos países com os EUA.

Fazer a frente do socialismo presente em toda a Europa, principalmente na região leste, onde se localizava a antiga União Soviética.

O plano projetado por George Marshall começou a apresentar seus primeiros sinais nas décadas de 1950 e 1960 e obteve resultados positivos para os países em pouco tempo em relação a recuperação, ao retorno de crescimento, impulsionamento econômico.

Os Estados Unidos da América também saíram ganhando nessa articulação, pois expandiu suas influências políticas, aumentou em grande escala os seus níveis de exportações, fez tratados importantes com os Estados – onde a maioria se firmam até os tempos atuais.

No contexto Guerra Fria, a situação dessa conjuntura ficou mais fortalecida, porque barrou o comunismo europeu, criou países dependentes financeiramente, impulsionou o posicionamento de frente socialista – já que todos os Estados desse bloco capitalista estavam seguros do seu potencial e domínio.

Curiosidades

Pesquisas revelam que após o Plano Marshall, a produção agrícola alavancou mais do que no período pós-guerra e que o crescimento industrial europeu subiu em 35% aproximadamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.