O que é ciática?

A ciática ou ciatalgia compreende as dores e outros sintomas causados pela compressão das raízes nervosas, podendo ela ser proveniente da medula espinhal, do nervo ciático e de outras partes do corpo. Geralmente, esse distúrbio provoca incômodos extremamente desconfortantes que se manifestam da área lombar até os pés.

Essas alterações podem vir a atingir vários tipos de públicos específicos, mas de forma geral se apresenta com mais frequência em idosos, portadores de diabetes e obesidade, pessoas sedentárias, que possuem uma longa jornada de trabalho, que fazem levantamento de altas cargas de peso e que por alguma razão genética obtenham desvios na coluna vertebral.

Causas

Os motivos que causam essa disfunção são as compressões e lesões dos nervos, trazendo prejuízos e os tornando resultados de uma hérnia de disco, fraturas, traumas, má postura, excesso de peso, diabetes, acidentes automobilísticos, infecções, catapora, síndrome do músculo piriforme e tumores.

Ciática
Esqueleto humano.
(Foto: Reprodução)

Sintomas

Além das dores, outros sinais também podem se manifestar com frequência, sendo eles:

  • Formigamento
  • Ardência
  • Queimação

Observação: As dores costumam se apresentar somente em uma parte do corpo, variando em níveis de intensidade, piores quando o indivíduo senta, se levanta, tosse, espirra e durante a noite.

Diagnóstico

Quando os desconfortos começarem a ser notados, a ajuda médica deve ser procurada, para que o médico realize um diagnóstico específico do quadro do paciente. Nessa análise, costumam ser utilizados métodos clínicos, testes físicos e exames, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e raio-x.

Tratamento

As opções de tratamento ministradas nesses casos são aplicações de bolsas términas na região, uso de medicamentos, fisioterapia, acupuntura, osteopatia, hidroginástica, Pilates e procedimentos cirúrgicos (nos quadros mais graves). A variação de articulação do médico (geralmente ortopedista) e o enfermo se dá de acordo com as causas da doença.

Complicações

  • Insuficiência da bexiga e do intestino
  • Fraqueza prolongada ou permanente
  • Sensibilidade da área afetada

Prevenção

 Manter sempre uma boa postura

 Praticar exercícios físicos regularmente

 Realizar alongamentos diários

 Evitar ao máximo ficar muito tempo na mesma postura

 Diminuir a compressão sobre as nádegas, evitando ficar longos períodos deitado e principalmente sentado

Aviso!

As informações descritas nesse artigo são de inteiro uso de pesquisas. Para maiores orientações, procure ajuda médica. Quanto antes o diagnóstico do quadro for realizado, menos danos serão causados a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.