O que acontece com o corpo da mulher na menopausa?

O organismo feminino é repleto de hormônios, sendo estes parte dos elementos essenciais para a promoção da reprodução das mulheres. O ciclo menstrual compreende etapas importantes para a fecundação do óvulo, limpeza dos órgãos reprodutores – através da menstruação -, entre outros processos.

A menopausa é caracterizada como a última menstruação, articulação que costuma ocorrer entre os 40 à 55 anos de idade, promovendo diversas alterações na estrutura corporal e também nos sistemas psicológicos e emocionais.

Todas as mulheres demonstram dúvidas e até um certo receio quando estão se aproximando desse importante momento e por isso devem procurar um profissional da área ginecológica para adquirir as informações necessárias, assim como dinamizar cuidados específicos, para que as mudanças não afetem o seu estilo de vida.

Para compreender melhor esse assunto, confira as descrições a seguir:

Quais são as causas da menopausa?

Dentre os motivos mais comuns que promovem esse processo, podemos ver a queda de alguns hormônios importantes – como a progesterona e o estrogênio -, os procedimentos cirúrgicos ginecológicos – como a remoção dos ovários – e a parada de formação das células germinativas.

O que acontece com o corpo da mulher na menopausa?
Mulher na menopausa.
(Foto: Reprodução)

Quais são as mudanças no corpo das mulheres?

» Irregularidade no ciclo menstrual;
» Enfraquecimento das unhas e dos fios capilares;
» Aumento da gordura abdominal;
» Pele seca;
» Secura na região íntima;
» Ondas de calor ou fogachos;
» Infecções urinárias e ginecológicas;
» Perda de massa óssea;
» Risco da manifestação doenças cardiovasculares.

O que fazer?

Existem vários métodos que podem auxiliar na contenção dos sintomas, mas eles serão prescritos de acordo com cada caso analisado, podendo ser eles a terapia de reposição hormonal, mudança alimentar, prática de exercícios físicos, manter cuidados de higiene bucal e genital, não fumar, evitar o consumo de álcool e levar uma vida mais saudável.

Atenção

Mesmo após a menopausa, é essencial que as mulheres continuem mantendo um acompanhamento ginecológico, pelo menos a cada seis meses. As mudanças de hábitos são relevantes tanto para a diminuição dos sintomas quanto para manter uma melhora no cotidiano.

Não brinque com a sua saúde e não espere os desconfortos chegarem para procurar ajuda médica. Quantos antes o acompanhamento de um bom profissional for ministrado, menores serão os impactos da menopausa no seu organismo.

Aviso!

As informações contidas acima são de inteiro uso para pesquisas. Para saber mais sobre o tema, procure ajuda médica o quanto antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.