O impacto da revolução francesa no mundo atual

A revolução francesa (1789) inaugurou a Idade Contemporânea, aquele foi um marco para o inicio de diversas revoluções que tinham como proposito acabar com o antigo regime. Durante muitos séculos prevaleceu um sistema politico estamental onde os reinos europeus eram definidos por três estruturas: Nobreza que era o posto mais alto de toda uma classe ligada ao reinado; Clero que era divido em alto e baixo clero, sendo o alto clero os chefes da igreja católica e o baixo claro os padres e monges que habitavam as igrejas e mosteiros e recolhiam os dízimos; Terceiro estado formado por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes que sustentavam as outras duas classes.

revolução francesa
Quadro simbolo da revolução francesa
foto: reprodução

O impacto da revolução Francesa realmente mudou o mundo ocidental, foi um dos passos essenciais para a formação da democracia atual. Com o rei da frança levado à guilhotina, logo a ideia de um mundo sem a nobreza se espalhou. Os ideais da revolução francesa espalhavam a ideia de um mundo para todos com “Liberdade, Fraternidade e Igualidade” esses foram os três princípios que inauguraram a revolução francesa e hoje se encontram na carta dos direitos da humanidade.

Apesar dos ideais da revolução francesa se espelharem de forma rápida e intensa pela Europa, através das campanhas do exercito napoleônico apesar de alguns regimes como a Inglaterra conseguirem se manter, a política desses países tiveram que se transformarem. Vários reinados tiveram que ceder a pressão dos burgueses, esses foram chamados de Despotistas esclarecidos.

Apesar da revolução francesa ter causado um grande impacto à política feudal ainda demorou alguns anos para encerrar e muitos reis continuaram a reinar, como foi o caso do Brasil, que só  proclamou a república em 1889. Os ideais da revolução ainda beberam muito do iluminismo e da revolução gloriosa na Inglaterra. O fim do antigo regime deu a abertura necessária para o mundo se tornar capitalista como é o caso de quase todos os países do mundo atualmente, apesar de ter sido financiada e pensada por burgueses, a participação popular foi de extrema importância na revolução francesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.