O figado pode se regenerar

capacidade regenerativa do figado
O fígado é um órgão localização na porção abdominal direita

O Fígado é o segundo maior órgão do nosso corpo pesando cerca de 1,3 kg em homens, suas funções condizem com o seu tamanho, já que, essa glândula trabalha e influencia em diversos processos do corpo humano. É ele que injustamente leva a culpa dos excessos do homem e é  também um dos componentes quer mais sofre com os maus hábitos do seu dono.

Capacidade de Regeneração do Fígado 

O fígado é o único órgão humano dotado qualidades regenerativas, isso é muito importante, pois, se você doar uma porção dele  logo o mesmo   poderá se recompor novamente. O problema é que essa essa restauração não é eterna e nem perfeita, com perdas material consecutivas o fígado se recompõe de maneira mais fibrosa e rígida.  Se acometido por alguma patologia  hepática, corre o risco de acorrerem cicatrizes na glândula e suas células não conseguirem mais aplacar os danos estruturais.

Principais funções do Fígado 

O fígado é um órgão bastante versátil e imprescindível para o funcionamento do corpo. Suas principais funções são:  pruduzir proteínas entre as quais se destaca a albumina; produção da Bile que funciona como um detergente humano, capaz de misturar gordura a água e permitir a síntese desta pelo intestino; proteção contra organismos maus; converte amônia em ureia; funciona como estoque de glicose e ainda livra o corpo de impurezas.

Principais doenças que podem agredir o Fígado 

Existem uma série de doenças hepáticas, que podem prejudicar  as funções fígado, causando ferimentos ou inchaços no mesmo.  As principais patologias são Hepatite, Cirrose, Hemocromatose, Cálculos  Tumores e Colangite. O Fígado nos mandas alguns avisos quando há alguma coisa de errado em seu funcionamento, urina com tonalidade escura, gosto ruim na boca, amarelidão na epiderme, comichão no corpo, vômito, náuseas e fezes com cores diferentes são os principais indícios de algo errado com a glândula.

O fígado é um órgão que sofre em silêncio, isso por que, não apresenta terminações nervosas em sua estrutura, por isso, ao notar algum dos sintomas citados acima de forma cronica procure o médico, ele diagnosticará o melhor tratamento.

Evite soluções caseiras, e crendices farmacêuticas  especialistas afirmam que esse remédios comumente adotados pela medicina popular não jazem efeito algum no problema. o melhor mesmo é evitar bebedeiras, cansaço extremo, exageros alimentares e tomar cuidado ao ingerir medicamentos, essas médicas simples garantem um bom funcionamento do seu fígado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.