O entendimento do significado de docência

A docência em si é um dos conceitos mais importantes do ramo educacional, significando uma das mais importantes ações educativas que se constitui dentro do ensino-aprendizagem, na perspectiva da gestão democrática,  gestão dos contextos abordados, nas pesquisas e entre outros.

A principal meta da área educacional é formar seres humanos com valores e cultura, abrir a mente desses indivíduos para que tenham uma boa percepção sobre vários conceitos, para que enxerguem coisas novas, que sejam criadores, inventores e reinventores de conceitos. Outro ponto essencial nesse contexto ministrado nas redes de ensino, é a importância da formação dos indivíduos que estejam em condições de realizar críticas, verificar todas as informações que lhe foram ditas, aceitando ou não tudo o que está sendo proposto.

Características básicas

Em relação ao contexto etimológico, a docência significa instruir, ensinar, indicar, mostrar e entender. Sua origem vem do latim – docere -, sendo incluída na língua portuguesa apenas no ano de 1916, implicando como um termo novo na área da educação.

Entendimento do significado de docência

Já no sentido formal, a docência se trata do trabalho dos professores e o conjunto de atividades que ultrapassam a tarefa de apenas ministrar as aulas. A parte convencional das funções formativas, abrange que os educadores tenham não somente o conhecimento sobre a disciplina e como explicá-la, mas que o ensino seja feito de uma forma mais complexa, com novas ideias e condições de trabalho.

Outra característica que se faz visível no ramo da docência é a inovação que os educadores devem utilizar para romper o modelo conservador de ensino que vigorava, anteriormente, dentro das salas de aula, reconfigurando as formas de como um novo modelo educacional será criado, suas particularidades, conceitos, habilidades e eficácia.

Atualmente é possível observar que os educadores possuem diversas alternativas metodológicas que aplicam nas salas de aula, não somente para a aprendizagem dos alunos, mas para o entretenimento, fazendo  com que se sintam mais envolvidos com os assuntos abordados.

Com isso, podemos afirmar que todas as instituições que formam professores devem compreender de forma ampla a importância da docência no ramo educacional, fazendo com que esses indivíduos se sintam estimulados á criar novos modelos de ensino-aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.