Nome do primeiro homem a pisar na lua

Para entender o verdadeiro sentido da chegada do homem a lua devemos observar o contexto histórico da época e ver o reverberar da corrida espacial  na configuração econômica e bélica do planeta. A Lua sempre foi objeto do fascínio humano, ora em âmbito metafisico, ora para a comunidade científica, com eclosão da Guerra Fria (1945 a 1991), uma disputa fomentada sobre o campo ideológico, no qual EUA e URSS rivalizavam a hegemonia do planeta, a lua passou a ser o objetivo do homem, aquele que conquistasse o espaço provaria superioridade.

Armstrong
Neil Armstrong, primeiro astronauta humano a deixar sua pegada na lua

As disputas entre as duas superpotências não se deu apenas no espaço, existiam  múltiplos pontos de disputa, merecendo destaque também a corrida armamentista. O Mundo acabará de sair de uma sangrenta Guerra Mundial, e as tenções entre americanos e soviéticos deixava o mundo, inclusive as duas nações, temendo uma gigantesca batalha atômica, todos já tinha visto o poder de destruição da bomba agindo sobre Hiroshima e Nagasaki.

Voltando ao espaço, a largada se dá em meados de 1957, quando a URSS lanço o satélite Sputnik I, posteriormente, os soviéticos poem o primeiro homem em orbita, Yuri Gagarin, em 1961, com o lançamentos dos satélites se tornando cada vez mais triviais. Graças a algumas escolhas erradas a tecnologia espacial do Tio San encontrava em um degrau inferior se comparada ao seu rival, mas, depois de um discurso do presidente  John F. Kennedy, anunciando a aspiração a americana em pisar em solo lunar começou a mudar essa configuração.

astronauta
Primeiras Imagens do homem na lua

Depois de varias viagens ao espaço e diversos projetos, a missão Apollo 11 teve êxito. Em 20 de Julho 1969 Neil Armstrong o capitão da nave desembarca em na lua e encrustar no solo a bandeira dos Estados Unidos. Armstrong piloto renomado americano, que tinha no currículo a Guerra da Coréia entre outros voos. Depois de seu feito o astronauta se tornou um herói americano, escrevendo em vida o seu nome na história.

Apesar de receber condecorações e homenagens por onde passou, Armstrong gostava de levar um vida pacata,  casou-se duas vezes e nunca gostou de alarde em sua carreira. Não aceito que seu feito fosse transformado pela indústria cultural em comércio, por isso, rejeitou todas as propostas que recebeu para se tornar um garoto propaganda. Morreu aos recentemente em 25 de Agosto de 2012, mas seu nome está marcado para sempre, entre os maiores feitos da humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.