Nome de animais em extinção

A fase de extinção se dá quando é perceptível a diminuição de grupos de animais de uma mesma espécie. Esse processo se dá por meio de degradação do habitat do animal, por capturas ilegais, por parasitismos, competições entre as espécies e por um aumento de predações do animal.

Oque é extinção

A extinção acontece quando o último integrante da espécie é morto, de forma natural ou causada por qualquer outro fator.

Toda diversidade está em risco ?

Mesmo com toda a biodiversidade consistente no ecossistema mundial, devido a inúmeros fatores, quase toda a totalidade dos animais estão em processo de extinção. Os maiores fatores dessa precarização do ecossistema se dá em fator de práticas ilegais de humanos, que capturam esses animais para venderem ou consumi-los ilegalmente, por causa da poluição, desmatamento, degradação do meio ambiente e a mudança de habitat da espécie.

Muitos desses animais que entram nesse processo, são capturados por ambientalistas para viverem em ambientes seguros para que seja preservado a existência dessas espécies. São denominados de animais extintos da natureza, os que são capturados para viverem nesses cativeiros.

O principal órgão de defesa dessas espécies – após o Ministério do Meio Ambiente – é a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN).

Os grupos de animais são classificados pelos ambientalistas por nomes e siglas, onde mostram como está a situação da espécie no mundo. Veja abaixo.

Classificação utilizada pela UICN para informações sobre as espécies

* Extinta EX: quando o último representante da espécie já morreu;

* Extinta da natureza EW: quando as últimas espécies não se encontram mais na natureza, apenas em cativeiros;

* Crítica ou criticamente ameaçada CR: quando estimam a extinção da espécie em um futuro bem próximo;

* Em perigo EN: quando estimam a extinção da espécie em um futuro bem próximo;

* Vulnerável VU: quando a espécie sofre alto risco de extinção a médio prazo;

* Quase ameaçada NT: quando a espécie quase não sofre extinção, mas as ameaças crescem demasiadamente com o passar dos anos;

* Segura ou pouco preocupante LC: espécies que ainda não estão em processo de ameaça ou extinção.

Principais animais em extinção

Arara azul – ave em processo de extinção devido ao seu comércio clandestino.

Arara azul

 

 

 

 

 

 

Tigre – animal em processo de extinção por degradação de seu habitat – Ásia -, por comércio ilegal de sua pele e por muitos considerarem partes de seu corpo como elementos medicinais.

Tigre

 

 

 

 

 

 

Urso polar – animal em processo de extinção devido ao comércio ilegal de sua pele e pela degradação de seu habitat natural, devido ao aquecimento global.

Urso polar

 

 

 

 

 

 

 

Morsa – animal em processo de extinção devido a destruição de seu habitat natural, acontecimento correspondente ao aquecimento global, onde não conseguem mais capturar seus próprios alimentos e em consequência disso, morrem de fome.

Morsa

 

 

 

 

 

 

 

Pinguim de Magalhães – animal que possui quase toda a sua diversidade de espécie em processo de extinção devido ao aquecimento global e o derretimento das geleiras. Com isso, é ainda mais difícil que esses animais encontrem seus alimentos e acabam morrendo de fome.

Pinguim de Magalhães

 

 

 

 

 

 

 

Panda – animal em processo de extinção devido ao comércio ilegal, dificuldade em sua reprodução e pela destruição de seu habitat.

Panda

 

 

 

 

 

 

 

Rinoceronte de Java – animais em processo de extinção devido a caça predatória. Muitos são capturados e mortos pois seus chifres são considerados medicinais pelos asiáticos. Outro fator importante desse processo é a destruição do habitat desses animais.

Rinoceronte de Java

 

 

 

 

 

 

 

Borboleta monarca – animal em processo de extinção devido ao aquecimento global e destruição de seu habitat em relação ao desmatamento para construções urbanas.

Borboleta monarca

 

 

 

 

 

 

 

Gorila das montanhas – animais em processo de extinção devido a sua captura e predação ilegal, considerado pelos povos africanos como medicinais.

Gorila das montanhas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atum azul – animal em extinção devido a poluição de seu habitat e pela pesca predatória demasiada.

Atum azul

 

 

 

 

 

 

 

Tartaruga gigante – animal em extinção devido a dificuldade de sua procriação, pelo aumento da temperatura das águas, pela pesca ilegal e pelo aumento da poluição.

Tartaruga gigante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.