Níveis de ácido úrico baixo e alto

O ácido úrico é um tipo de substância que se forma naturalmente no organismo. Suas taxas costumam estar sempre no padrão ideal, mas quando se encontram elevadas, pode vir a gerar inflamações no corpo e dor nas articulações, principalmente nos cotovelos e nos membros inferiores.

Quando sua taxa está alta encontrada no sangue, pode ocasionar diversas doenças, sendo a principal delas a gota ou o cálculo renal. Para que seja evitado esses processos, é muito importante que todos tenham a consciência de ter uma boa alimentação, de beber água regularmente e praticar exercícios, levando sempre uma vida saudável.

Valores de ácido úrico

Em referência ao sangue

* Mulheres: 2,4 á 6,0 mg/dL

* Homens: 3,4 á 7,0 mg d/L

Em referência a urina

* Mulheres e homens: 0,24 á 0,75 g/dia

Possíveis causas

Ácido úrico

* Diabetes;

* Obesidade;

* Ingestão de álcool;


*
Hipertensão arterial;* Psoríase;

* Sarcoidose.

Sintomas

Os sintomas de um ácido úrico alto mostra a formação de cristais de cálcio dentro das articulações, provocando assim muita dor e inflamações na região.

As partes do corpo mais afetadas pela alta taxa do ácido úrico são os pés, os tornozelos, os cotovelos, as mãos e os joelhos. A alta aglomeração dessa substância pode causar ainda formação de pedras nos rins.

Tratamento

Quem possui esse distúrbio, deve evitar se estressar fisicamente e emocionalmente, utilizar diuréticos, anti-inflamatórios, alimentos e bebidas com purina, tais como a carne vermelha, os miúdos, peixes e frutos do mar. 

O paciente deverá seguir uma dieta a risca, onde ela deverá ser pouco calórica. O leite e seus derivados ajudam a melhorar a eliminação do ácido úrico, portanto, esses alimentos devem estar incluídos nesse processo.

Em alguns casos, é indicado que remédios sejam ministrados pelos médicos para inibir a produção dessa substância ou para aumentar sua excreção – algumas pessoas utilizam ambos medicamentos pois possui muita produtividade do ácido e dificuldade de sua eliminação.

É importante que o paciente beba muita água para ajudar o organismo a excretar o ácido úrico, que prefira consumir alimentos não industrializados, que evite o consumo de bebidas alcoólicas e principalmente que não se automedique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.