Na história da França o golpe de 18 Brumário significa

Coroação de Napoleão Bonapart
Coroação de Napoleão Bonapart

Revolução Francesa ocorreu um período de muitas crises econômicas, miséria e influências de ideias iluministas. O descontentamento geral do terceiro estado – composto pela burguesia, servos e trabalhadores – devido aos altos gastos da corte e aos abusos da nobreza, a falta de liberdade econômica para os burgueses que, acima de tudoqueriam ser nobres e condição miserável com que viviam os trabalhadores causou várias  tensões em Paris.

Maus tempos de um rigoroso inverno danificaram muitas colheitas de trigo que reduziram a quantidade do pão que aumentou abruptamente  o preço – o pão era o principal alimento para os trabalhadores. Isso fez com que a população esfomeada virasse-se contra a monarquia.

Burgueses e trabalhadores sans-culote explodiram a revolução e após várias articulações políticas, grande parte da nobreza foge do país e o rei Luiz XVI e corte  foram guilhotinados.  Os jacobinos junto ao apoio popular e alguns burgueses assumiram o governo francês mediante aos ideais iluministas. As demais monarquias europeias temiam que o exemplo da França e os ideais da revolução influenciassem revoltas parecidas em seus reinados e rapidamente articularam-se contra o governo francês militarmente.

As tensões de fora cada vez intensificavam-se e o grupo dos girondinos – alta e média  burguesia – rebela-se contra o governo francês num conflito armado. O governo cai e os líderes são  guilhotinados, inclusive Robespierre. Inicia-se o governo do Diretório francês, comandado pela alta burguesia.

O Diretório criou nova constituição e acumulou algumas vitórias contra os reinados opositores a França. Uma revolta contra o diretório aconteceu liderada por Graco Babeuf, mediante a ideais que propunham o fim da propriedade privada. Foi sufocada pelo Diretório e os líderes foram guilhotinados.

Os jacobinos e os trabalhadores artesãos franceses estavam descontentes com as medidas do Diretório e logo articularam uma possível tomada do poder. O general Napoleão Bonapart havia  acumulado prestígio popular por suas vitórias militares e por sua habilidade na retórica. Este foi procurado pelos revoltosos que propuseram que utilizasse a força militar para derrubar o Diretório.

Esses burgueses acreditavam que uma ditadura poria ordem no país e levantariam seus lucros. Em 1799, Napoleão derruba o diretório em uma ação rápida, conhecida como o Golpe 18 Brumário e instaura o Consulado. Esse acontecimento deu início a Era Napoleônica.

Esse acontecimento representa o início de grande progresso econômico e militar da França que mesmo em ditadura imperial mais tarde, colecionou conquistas em âmbito econômico, social e intelectual. As idéias francesas rechearam as outras nações europeias que pouco a pouco derrubaram suas monarquias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.