Músculos ossos articulações e ligamentos

A Anatomia é uma area da biologia que estuda de maneira estrutural organizacional a constituição dos seres vivos, tanto no âmbito interno quanto no externo. Dentro da anatomia existe especializações, uma delas é a anatomia humana do qual os assuntos que abordaremos a seguir são pertencentes. Nosso corpo pode ser subdividido em diversos sistemas, entre eles o muscular, o esquelético e o articular, dos quais felaremos pormenorizadamente.

Músculos 

A definição do termo músculo dentro dos estudos da anatomia humana pode  ser dita como estruturas anatômicas formadas por um conjunto de fibras que tem a capacidade de contração quando estimulados. A Estrutura muscular é dividida em ventre, a parte onde estão concentradas as fibras contraturas é de forma mais genérica é a parte carnosa, já os tendões estão localizados nas terminações de cada músculo sendo a parte não contrátil formado de tecido conjuntivo.

Existem dois tipos de músculos, os estriados voluntários, que se contraem pelos comandos emitidos pela vontade do indivíduo, e os músculos lisos involuntários, que funcionam a revelia da vontade do individuo. Ou todo calcula-se que exitam 501 músculos em todo o corpo, organizados no tronco (190), cabeça(63), Membro Superior( 98), Membro Inferior( 104) e músculos viscerais ( 46), no entanto, é difícil afirmar com exatidão esses números, visto que existem diversas fontes divergentes quanto  a forma de classificação. É convencional ajunta-los em grupos musculares, são eles:

músculos
Os músculos esqueléticos

* Cabeça

* Pescoço

* Tórax

* Posterior do tronco

* Abdômen

* Membros superiores

* Membros inferiores

* Períneo

* Órgãos do sentido

A musculatura humana compreende aproximadamente 43% do peso total do corpo, contudo, pode chegar ao até passar dos 50%, o que é visto principalmente nos praticantes de fisiculturismo. Alguns dos músculos do corpo mais importantes são: Grande Dorsal, Bíceps, Tríceps, Deltoide, Peitoral, Reto Abdominal, Adutores, Tibial Anterior, Reto Femoral, Oblíquo interno, Oblíquo externo, Vasto Medial, Isquiotibiais, Glúteo Máximo,  Santório e Reto Femoral.

Ossos 

Ossos são estruturas particulares aos vertebrados formada por um tipo de tecido conjuntivos, também denominado tecido ósseo. É tradicionalmente denso e rígido e tem em sua constituição a presença majoritária de Cálcio e Colágeno. O conjunto de todos os ossos do corpo é denominado sistema esquelético, se conectam uns aos outros através das articulações.

As funções dos ossos são muitas, proteção contra impactos mecânicos, sustentação, produção de células sanguíneas, mobilidade, reserva de energia, absorvição e liberação de substâncias no sangue. Ao todo são encontrados 206 ossos no corpo humano.

Eles podem ser classificados conforme a forma em ossos longos ( que possuem a largura inferior ao comprimento), ossos laminares ou largos ( compostos por duas lâminas ósseas intercaladas por osso esponjo) e os ossos curtos ( com largura e comprimento quase que proporcionais, composto por tecido ósseo e osso esponjoso). Ainda existem os ossos intermediários, classificados em ossos alongados, ossos irregulares, ossos pneumáticos e os ossos sesamoides (variam em quantidade e tamanho em cada pessoa).

Os ossos são formados por uma matriz ossea, osteócitos,  osteoblastos e osteoclastos, esses últimos responsáveis pela remodelação. De uma macro o  sistema esquelético é divido nos estudos de anatomia em ossos da cabeça, ossos do Tórax, ossos da coluna vertebral, ossos dos membros superiores e ossos dos membros inferiores. Os ossos mais importantes do corpo humano são:

ossos
principais ossos do sistema esquelético

O esqueleto humano representa 14% do total do peso corporal, o tecido ósseo  é vivo e passa por um constante processo de remodelação. Quando nascemos possuímos aproximadamente 300 ossos que se mesclaram no decorrer do desenvolvimento e com a idade adulta somaram 206. Apenas um osso no corpo humano não se une aos demais, o  hioide, presente no maxilar, sustentado apenas pela musculatura.

Articulações e Ligamentos 

articulações
Principais articulações do corpo

Nos conseguimos nos movimentar e realizar uma serie de movimentos complexos graças as articulações, essas podem ser entendidas como as conexões entre os ossos dos vertebrados responsáveis por facilitar o movimento e estabilizar os locais de encontro do esqueleto. Existem três  tipos de articulações: anfiartrose, diartrose ( dotadas de movimento) e sinartrose ( imóveis).

ligamentos
ligamentos do joelho

Para que os ossos da articulação sejam mantidos em seus lugares respectivos existem cordões de tecido conjuntivo denominados ligamentos. Um ligamento pode ser caracterizado como um feixe fibroso, de aparência plana ou arredondada, robusto,  largo, com comprimento variado que unem as cabeças dos ossos de uma articulação, os chamados ligamentos articulares, ou mantém um órgão em seu local adequado, os denominados ligamentos suspensores.

Os ligamentos possuem um grande número de receptores nervosos, é alem da função já descrita, são responsáveis pela troca de  informações constantes da articulação para com cérebro e a medula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.