Mulheres com câncer podem amamentar?

As formações cancerígenas são consideradas em escala global como transtornos extremamente preocupantes para a saúde da população mundial. Uma das categorias mais comuns e por consequência mais alarmantes atualmente é a de mama, que atinge milhares de mulheres por ano.

O câncer de mama é caracterizado como um tumor maligno que se desenvolve nos seios através de alterações genéticas do conjunto celular da área, fazendo com que elas se dividam descontroladamente, promovendo o seu crescimento anormal que pode ser invasivo ou não, histológico, com ou sem IQH.

O estadiamento dessa enfermidade varia entre 4 graus de gravidade, sendo eles o 0, 1, 3 e 4 que caracterizam os estágios do tumor, qual a sua complexidade e extensão. As mulheres mais propensas a adquirir essa patologia são as que possuem colesterol alto, obesidade, histórico familiar positivo em relação a doença, tem entre 40 e 69 anos, teve menstruação precoce, fez reposição hormonal e nunca amamentou.

Gestantes

Mulheres com câncer podem amamentar?
Bebê mamando.
(Foto: Reprodução)

Muitas dúvidas são levantadas em relação ao câncer de mama e a gestação ou o aleitamento materno, porque a mama é o órgão utilizado para alimentar os bebês em seus dois primeiros anos de vida e com a presença desse distúrbio é difícil identificar quais os métodos corretos a articular.

Segundo as abordagens médicas, as mulheres podem e devem amamentar sempre, mesmo tendo um câncer de mama, mas nesse caso é essencial que o seio não afetado seja o manipulado, porque o lesionado não produz o leite necessário, principalmente se a mamãe estiver passando pelo tratamento cirúrgico e/ou radioterápico.

A remoção dos ductos mamários é o fator que impossibilita o aleitamento.

O que fazer?

O mais indicado nesses e em outros demais casos de aparições cancerígenas ou qualquer outro tipo de doença é que a orientação médica de um especialista seja procurada o quanto antes, para que as abordagens de amamentação e tratamento sejam ministradas corretamente.

Curiosidade

Especialistas afirmam que o método de prevenção mais eficaz contra o câncer de mama é a amamentação, porque essa ação faz com que as células mamárias fiquem ocupadas, o que dificulta a sua divisão e crescimento descontrolado.

Importância da amamentação

O aleitamento materno proporciona diversas vantagens para a saúde da mulher e do bebê, como:

» Fortalece o sistema imunológico;
» Evita a aparição de cólicas;
» Combate as crises de anemia;
» Diminui as chances de alergias e falta de nutrientes;
» Melhora o desenvolvimento cognitivo, deixando o  cérebro mais potencializado;
» Previne a manifestação de doenças na fase adulta, como alterações no processo de digestão , diabetes, obesidade, hipertensão, síndrome metabólica, doença celíaca.

Portanto, pense uma, duas, três ou até dez vezes antes de interromper esse processo sem nenhuma razão!

Aviso!

As descrições desse artigo servem apenas para pesquisa e esclarecimento de algumas dúvidas. Para maiores explicações, busque ajuda médica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.