Mudança da lua

Durante o decorrer dos 30 dias que formam um mês inteiro, é comum observar que a Lua ganha proporções diferenciadas quanto ao se formato, e as vezes a sua coloração também se modifica. Essas modificações são denominadas como “fases da lua”, mas na verdade não ocorre alteração no plano lunar, o que sucede é uma alternância na iluminação vinda da luz solar, ou seja, quando a lua está no movimento de rotação e translação, parte de sua estrutura vai sendo iluminada ou não.

Lua cheia
A lua quando está na fase “cheia”.

As diferenças de formatos visualizadas da Terra, são as partes da lua que estão sendo iluminadas pelo sol, cada uma em seu momento. De forma resumida, a lua possui fases por causa da sua característica de não prover luz própria, sendo assim, só pode ser vista se receber luz de outro astro, que no caso da órbita terrestre é o sol. Ao realizar seu percurso, a lua reflete a luz do Sol e como consequência expõe sombra e luz nas quatro fases.

Ao longo da vida humana, várias civilizações utilizavam as fases da lua como orientação para realizarem suas atividades cotidianas, como a plantação e a sua respectiva colheita, cada procedimento segue as modificações lunares. A orientação também é feita de forma mística ou supersticiosa  há pessoas que usam as fases da lua para fazerem de tudo, até mesmo se relacionarem e trabalharem.

Segue abaixo sucessivamente as quatro fases da lua, cada uma dura cerca de sete dias:

  • Minguante

A lua se encontra a 90º em relação ao sol neste momento, seu formato se assemelha a uma quadratura inversa ou um ângulo reto.

  • Nova

    posições da lua
    As quatro fases da lua.

A lua se encontra na mesma direção do sol e por isso quase não reflete a sua luz. No primeiro dia dessa fase, a lua está na conjunção, podendo até mesmo originar um eclipse.

  • Crescente

A lua se encontra a 90º em relação ao sol, criando uma quadratura.

  • Cheia

Neste momento a lua encontra-se a 180º em relação ao Sol, produzindo um formado em oposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.