Motivos da Guerra do Iraque

No ano de 2003 começou a Guerra do Iraque, quando o país ainda era governado pelo Saddam Hussein. O Estado sempre alegou para a ONU (Organização das Nações Unidas) que não possuía armamentos nucleares e de destruição em massas. O presidente dos EUA, George W. Bush deu início nesse instante ao primeiro embate entre os dois países.

Motivos e consequências

Eixo do mal

A primeira razão para os EUA ter dado inicio a esse embate, foi a consequência direta do ataque ao seu país, tendo como atentado o terrível acontecimento de 11 de Setembro de 2001, que atingiu militares e alvos civis em território americano. A partir daí, todo o governo concluiu que o Iraque fazia parceria junto a diversos grupos terroristas incluindo a rede Al Qaeda, de Osama bin Laden, onde disponibilizavam ainda seus armamentos como apoio aos conflitos que estavam sendo gerados.

A invasão

No dia 20 de Março ocorreu a primeira invasão no Iraque, onde ocorreu um grande bombardeio aéreo na sua capital Bagdá. Com o início do conflito, cada dia que se passava era marcado com muitas mortes. Os avanços das tropas estrangeiras estavam acontecendo rapidamente e então, Saddam Hussein, no dia 1 de Abril, convocou uta armada contra supostos infiéis e inimigos do islamismo, chamado ainda de jihad islâmica, mas todo o esforço foi em vão.

Guerra do Iraque

Nessa mesma época, comboios americanos cruzavam o rio Tigre, chegando então ao centro de Bagdá, onde as tropas faziam uma grande manifestação contra o governo iraquiano e seu poder, derrubando então a estátua de Saddam Hussein, na praça Farduss. Assim, as tropas americanas conquistaram a capital e o presidente do Iraque desaparece. Somente após 8 meses, no dia 13 de Dezembro do mesmo ano, Saddam Hussein foi encontrado em um esconderijo subterrâneo na cidade de Tikrit.

No dia 19 de Agosto de 2003, a sede da ONU em Bagdá, sofre um ataque com um carro bomba, onde deixa 22 mortos, sendo um deles o representante brasileiro da organização Sérgio Vieira de Mello.

No ano de 2004, Bush admitiu em rede nacional que as tropas militares não encontraram nenhum armamento nuclear ou destruidor de massa no Iraque.

Em 2005, Saddam Hussein, foi condenado pela morte de 148 xiitas – que representa um grupo islâmico. Teve como sua pena uma sentença de morte, onde foi enforcado no dia 30 de Dezembro de 2006, após 24 anos no poder do país.

Fim da Guerra

Após os 24 anos de reinado de Saddam Hussein e sua morte, Barack Obama, o novo presidente dos EUA, faz com que todas as tropas americanas se retirem da região iraquiana.

Após fazer uma boa análise de todo o contexto desse embate, Obama afirma que foi num grande engano os EUA ter entrado nesse conflito. No dia 1 de Setembro de 2010 o novo presidente anunciou toda a retirada de suas tropas do Iraque e afirmou que o seu país já pagava todas as consequências desse conflito.

Estima-se que somente daqui a 10 ou 20 anos poderá saber em fatores reais se a Guerra entre os países foi um equívoco ou não.

Pesquisas apontam que mais de 189 mil pessoas morrerem durante esse período. Pessoas iraquianas, soldados americanos, jornalistas, trabalhadores humanitários, forças de segurança e insurgentes – sendo cerca de 134 mil civis do Iraque.

O Iraque nesse processo recebia apoio dos demais países com cestas básicas e diversos outros recursos para sua sobrevivência. Mas ainda assim, calcula-se que mais de 500 refugiados deixou o país.

A despesa da Guerra custou mais de 1,7 trilhões de dólares para os EUA. Esse valor poderá crescer em grande escala em duas décadas posteriormente, pela ajuda em benefícios devidos aos veteranos de guerra.

Curiosidade

Muitos pesquisadores afirmam que o maior motivo do embate entre essas duas forças não foi em razões de armamentos, mas sim o interesse econômico dos EUA sobre o petróleo do Iraque, que até hoje movimenta o mundo em fator de exportação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.