Mitos gregos Medusa e Minotauro

Nos tempos antigos, o povo grego buscava explicação para todos os seus fundamentos, pensamentos e enxergavam a vida em quase todas as coisas que existiam no mundo. Devido a sua imaginação fértil, criaram várias figuras mitológicas, tal como os deuses, ninfas, centauros, titãs e os heróis, onde todos eles habitavam no mundo material e influenciavam a maneira de viver de todos os indivíduos.

Um dos símbolos mais exaltados desse contexto era a Pitonisa, considerada  uma das mais importantes sacerdotisas. Ela era responsável por buscar informações e explicações mitológicas para a vida dos povos gregos dentro dos famosos oráculos.

Dois grandes nomes dentro da mitologia eram a Medusa e Minotauro, símbolos atualmente de filmes, desenhos animados, peças teatrais, entre outros. Abaixo iremos conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

Medusa

Representação da Medusa

Ela é representada dentro da mitologia por uma mulher com presas de bronze, asas de ouro e várias serpentes em sua cabeça. Era uma das três irmãs górgonas, mas diferentemente de Esteno e Euriále, era mortal. Filha de Fórcis e Ceto, grandes símbolos marinhos da mitologia grega.

Na Grécia Antiga, quase todas as pessoas tinham medo de Medusa, pois as lendas e mitos daquela época afirmava que ela tinha o poder de transformar em estátuas de pedra todas as pessoas que olhassem diretamente em seus olhos.

Ela habitava no extremo oriente com suas irmãs e assim como elas foi transformada em monstro pela deusa da sabedoria e da serenidade, Atena.

A mitologia afirma que Medusa foi morta pelo herói Perseu. Nessa batalha, o grande herói pegou seu escudo de bronze e olhou para ela através do reflexo para que não fosse transformado em pedra. Com isso, conseguiu decapitá-la, posteriormente entregando a sua cabeça á Atena, que a fixou no escudo.

Minotauro

Representação do Minotauro

Ele é um dos símbolos gregos mais conhecidos devido a sua caracterização. Tinha corpo de homem e cabeça de touro. Era um dos sátiros mais fortes e ferozes de toda a mitologia. Habitava em um labirinto, na ilha de Creta, onde se alimentava de 7 moças e 7 rapazes gregos que deveriam ser enviados diariamente pelo Rei Egeu ao Rei Minos que os colocavam dentro do labirinto.

A lenda conta que várias pessoas tentaram matar o Minotauro, mas que as tentativas eram em vão, pois todos que entravam no labirinto acabavam se perdendo e sendo mortos por ele.

Toda essa história se repetia, até que o Rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu para matar o Minotauro. O grande herói recebeu do rei de Creta uma espada, um novelo de lã.

Com toda a coragem, Teseu entrou  no labirinto e matou Minotauro com um golpe de espada. Para sair do local, o herói utilizou o fio de lã que tinha marcado todo o caminho que ele tinha percorrido até achar o monstro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.