Migração interna no Brasil conclusão

migração interna do Brasil
Pau de arara
(Foto: Reprodução)

Consiste em migração interna a mudança de região de uma parte do país para outro. No Brasil conhecemos bem o movimento do êxodo rural, no qual as pessoas saem da zona rural migrando e indo às áreas urbanas em busca de melhores oportunidades e muitas vezes acabam passando por diversas dificuldades. A maioria dos casos de migração interna no Brasil são por motivos econômicos ou por desastres ecológicos.

Migrações no Brasil

Na história do Brasil nunca houve uma migração interna por guerra, entre as grandes migrações podemos destacar a migração do povo nordestino  no século XIX devido, principalmente, ao ciclo da borracha e a grande seca que  assolou a região na época. O mesmo ocorreu na década de 60 e 70 no qual imigrantes nordestinos e sulistas vieram para o sudeste brasileiro, até então único polo industrial do país.

Problemas da migração interna

Com o grande número de migração agravou-se o problema da pobreza nessas regiões urbanizadas, a migração interna do êxodo rural se intensificava principalmente devido a concentração de latifúndios, as politicas sociais também não chegavam ao interior do Brasil e serviços como hospitais e comercio ficavam concentradas nos centros urbanos. A necessidade de mão de obra realmente atraia trabalhadores das zonas rurais, mas estes trabalhadores tinham péssimas condições de vida e trabalho.

Em pouco tempo esses trabalhadores já não mantinham um emprego fixo e tinha que sobreviver de “bicos”. Com a falta de dinheiro para uma estrutura básica, surgiram as favelas que eram a única alternativa de habitação para esse migrantes que viviam em condições precárias.

Migração atual

Atualmente as cidades que mais sofrem por essa migração exacerbada são Rio de Janeiro e São Paulo. O crescimento da cidade não acompanha a migração e consequentemente aumentam os índices de criminalidade e desemprego. Esse não é o caso do interior do Brasil que tem apresentado um crescimento cada vez maior, com mais oportunidades de emprego e qualidade de vida. A migração tem sido motivo de grande discussão no governo que até hoje busca soluções para diminuir a migração para grandes os centros urbanos e concentrar mão de obra especializada nas regiões interioranas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.