Método mais simples para calcular os batimentos cardíacos

Analisar como anda a saúde do coração regularmente é um excelente método de prevenção para diversas enfermidades e também para a dinamização de diagnósticos precoces em relação a apresentação de possíveis disfunções.

Um dos procedimentos utilizados nesse processo de observação é o cálculo da frequência cardíaca (FC), que mede a quantidade de vezes que o coração bate por minuto. A numeração expressa nessa reprodução é relevante porque funciona como um indicador de saúde e condicionamento físico.

Método mais simples para calcular os batimentos cardíacos
Frequência cardíaca.
(Foto: Reprodução)

Para caracterizar seus níveis, diversos estudos foram realizados durante anos e as médias que são utilizadas como base de análise clínica são:

Frequência baixa

» Dados: inferior a 60 batimentos por minuto.
» Causas: calor intenso, uso de medicamentos, envelhecimento.

Frequência alta

» Dados: igual ou superior a 100 batimentos por minuto.
» Causas: consumo exagerado de cafeína e bebidas alcoólicas, uso de drogas, hipertensão, asterosclerose e problemas cardíacos.

Como medir os batimentos?

Para executar esse procedimento é necessário colocar o dedo indicador e médio em áreas estratégicas do corpo, como o pescoço e punho. Assim que for constatada a pulsação, deverá ser contado quantos batimentos são demonstrados num prazo de 10 segundos. O valor obtido deverá ser multiplicado por seis para que se tenha o resultado do cálculo da frequência.

Atenção!

É extremamente necessário que a pessoa esteja bem tranquila no momento da verificação, para que os dados não sejam alterados.

Curiosidade

A frequência cardíaca pode ser manipulada como uma excelente medida de emagrecimento e também para aumentar a o ritmo das atividades físicas, assim como a disposição do indivíduo e a aceleração do seu metabolismo. Converse com profissionais da área – como professores de academias e cardiologistas – para saber mais sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.