Menstruar duas vezes no mês pode ser gravidez

A menstruação corresponde ao sangramento que acontece nas mulheres uma vez por mês, por causa da descamação do endométrio, que é o revestimento interno do útero. A sua primeira fase, chamada de menarca, que costuma acontecer entre 9 à 15 anos de idade, tendo fim somente na menopausa, após os 45 anos de idade (momentos que variam de acordo com o organismo de cada mulher).

Às mulheres que possuem um ciclo menstruação normal, esse sangramento se faz presente durante 4 à 7 dias corridos do mês, dando um intervalo médio de aproximadamente 28 dias para o processo se repetir novamente. Já para as que possuem o ciclo irregular, essa variação pode ser entre 25 à 45 dias.

2 menstruações mensais

Bom, se você menstruou duas vezes em um mesmo mês e ainda não possui um bom acompanhamento ginecológico, está na hora de procurar um. Isso porque qualquer tipo de alteração no ciclo pode indicar perigos à saúde da mulher e dos seus órgãos reprodutores.

A gravidez poderá ser considerada como uma possibilidade desse transtorno caso a mulher possua sua vida sexual ativa, esteja fértil e tenha feito relações com seu parceiro sem o uso de preservativos.

Menstruar duas vezes no mês pode ser gravidez
Menstruar duas vezes no mês pode ser um sinal remoto de gravidez.
(Foto: Divulgação)

 

Esse distúrbio representa um pequeno sinal de gravidez, pois geralmente costuma acontecer com mais frequência em adolescentes que estão tendo as suas primeiras menstruações e em mulheres adultas, tendo como as suas principais causas:

» Estresse;
» Alterações emocionais e hormonais;
» Uso de medicamentos;
» Miomas;
» Câncer;
» Ovários policísticos;
» Cisto no ovário;
» Laqueaduras;
» Cirurgia nos ovários.

Ajuda médica

Assim que esse ou demais transtornos surjam, procure imediatamente a ajuda do seu ginecologista. Assim, ele irá realizar algumas perguntas e exames para saber quais as causas desse distúrbio no seu ciclo menstrual e começar o tratamento.

Primeiros sintomas da gravidez

Os sinais que a gravidez pode manifestar são diversos, mas os primeiros a aparecerem são as dores de cabeça, cansaço, ganho de peso, dores no corpo, náuseas, vômitos, enjoos, aumento e endurecimento dos seios, cólicas leves, desejos alimentares, alterações nos sentidos, variações de humor e corrimento vaginal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.