Menstruação duas vezes mensal

O ciclo menstrual da mulher tem sempre alguma irregularidade, por mais insignificante que seja, desde a vinda do primeiro fluxo, até o início da menopausa. Por se apontado como regularizador do sistema reprodutivo e da fertilidade feminina, o ciclo está condicionado a sofrer algumas alterações devido o número de fatores influenciadores de suas características básicas.

Com relação ao período de vinda do fluxo, se torna irregular quando dura mais de oito dias, tenha demasiada perda sanguínea, ou ainda se o intervalo entre um fluxo e outro for superior a 35 dias e inferior a 25. As variações ainda podem apresentar outras características como fluxo de apenas dois dias, e etc. Essas diversidades acometem mulheres de diferente idades, embora seja mais evidente quando estão em idade reprodutiva.

menstruação irregular
Todo o processo de ovulação será influenciada pela irregularidade do fluxo.

Alterações hormonais, problemas no útero, endometriose, distúrbios emocionais e níveis de estresse são alguns dos fatores que também favorecem uma menstruação irregular. O uso de medicamentos, dietas rígidas, além do excesso de atividade física, também causam alterações. Essas interferências pode provocar o fluxo menstrual duas vezes no período de 30 dias, mas vale ressaltar que todo sangramento anormal, fora do período é considerado hemorragia.

Mesmo que for em pequena quantidade, esse evento deverá ser informado ao médico ginecologista, para que o mesmo possa identificar as causas do problema e indicar o melhor tratamento. Geralmente são indicados o uso de reguladores, como pílulas anticoncepcionais, reposição hormonal e até mesmo intervenção cirúrgica, como no caso de miomas e cistos do útero.

Se o problema não for resolvido, e ainda estiver sofrendo alterações constantes, a mulher pode comprometer seu sistema de reprodutivo, ou seja, terá dificuldade em engravidar, uma vez que essa região do organismo esteja sendo acometida por problemas com o ciclo menstrual. Todo o processo de ovulação será influenciada pelo fluxo, portanto se há problemas com essa fase, todo o restante sofrerá interferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.