Menstruação desregulada adiantada

Algumas mulheres ficam desesperadas quando ocorre irregularidades no seu ciclo menstrual. Mas embora seja necessário se preocupar com esse evento, é preciso saber que o ciclo é suscetível a várias anormalidades menstruais que surgem em consequência de diferentes fatores. Desde o início do ciclo na adolescência, durante o período reprodutivo, até chegar na fase da menopausa, o ciclo pode apresentar irregularidades.

Os fatores são infinitos, mas em maioria destacam-se as doenças no sistema reprodutivo, adquiridas através de relação íntima, e outras que são provenientes de anomalias do próprio organismo, como a Síndrome de Ovários Policísticos, desregula o ciclo e se houver tratamento chega a dificultar a fertilidade por causa da ausência de ovulação. A Endometriose é outra complicação que provoca sangramentos, por se tratar de uma afecção inflamatória que retém células do endométrio, migra para os ovários ou na cavidade abdominal.

menstruação adiantada
Estresse e p uso de alguns medicamentos podem causar alterações no fluxo menstrual.

Problemas de tiroide que é a responsável pela produção de alguns hormônios fundamentais para o bom funcionamento do organismo, principalmente a fertilidade, também podem estar relacionados ao adiantamento dos ciclos menstruais, tornando-os inconstantes. Miomas uterinos são outros fatores, que mesmo não apresentando um sintoma específico, pode ser notado no aumento e duração do fluxo menstrual.

Uso de alguns medicamentos é outro fator causante das irregularidades do ciclo. Portanto, é sempre bom consultar com o médico e verificar a influência dos mesmos na menstruação. Fatores emocionas influenciam muito na menstruação, pois o fluxo é orgânico e é extremamente controlado pelos hormônios, sendo assim, qualquer alteração nos mesmos desregula todo o ciclo, inclusive adiantando-o.

Em momentos de intenso estresse e instabilidade hormonal ocorrem o adiantamento do fluxo menstrual. Por causa de inconstantes fatores e alterações, é preciso manter os exames ginecológicos atualizados, bem como realizar sempre que possível, consultas com o médico especialista. Os exames são importante para prevenção e diagnóstico de doenças, quanto antes houver o tratamento, maiores são as chances de estabilizar a saúde. Lembrando que alguns problemas facilmente resolvidos, mas precisam de orientação médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.