Meditação não religiosa

Milhares de pessoas vem buscando recursos diferenciados dos tradicionais para proporcionar benefícios ao seu interior e acabam interligando a prática da meditação com o relaxamento, desestresse e outras conceituações interligadas a esses tipos de sentimento, mas na verdade, sua elaboração vai muito mais além.

Segundo as abordagens dos especialistas na área, a reprodução meditacional se trata de um retorno à condição natural da mente, onde procedimentos serão utilizados para que ela fique livre das perturbações, sejam elas vindas dos pensamentos, emoções, físico ou realidade.

Quando um indivíduo consegue efetuar essa ação, diminui as atividades gradativamente de partes importantíssimas do cérebro – como o córtex pré-frontal e lobo parietal -, onde o tálamo cria um fluxo de informações sensoriais de retorno para essas regiões e para toda a estruturas corporal.

Meditação não religiosa
Mulher meditando junto a natureza.
(Foto: Reprodução)

Meditação x religião

Muitos acreditam que a meditação só pode ser realizada se for interligada a recursos religiosos, mas não é necessário se vincular a qualquer tipo de esoterismo ou misticismo para promovê-la, porque as condições naturais dos seres humanos não abrangem nenhuma dessas particularidades.

Como fazer a meditação?

Não existe uma resposta complexa e obstinada para essa prática porque cada pessoa desenvolve os seus próprios meios para conseguir chegar até o ponto central do imaginário. Mas existem quesitos que não podem faltar nessa execução, como o silêncio, um foco e a concentração.

O ponto para onde o indivíduo irá dirigir sua atenção é a característica chave dessa dinamização, podendo ser a respiração, um objeto, a chama de uma vela, uma imagem fixa, um som, palavra, etc. Todas as atividades mentais são levadas para esse local, mas não é recomendado que seja feito um “esforço” para não sair dele, porque estar repleto de pensamentos e conseguir voltar a libertação da mente é o que consiste a meditação.

Nem todas as pessoas estão adaptadas a sentir o vazio, a não sentir absolutamente nada. Talvez essa seja a carga mais pesada dos procedimentos meditacionais, sendo ainda um dos preconceitos exercidos sobre esse modo de levar a vida.

Dicas

Se você deseja aderir essa prática, confira as dicas a seguir que te auxiliarão a se conectar mais rapidamente com a sua mente:

» Medite regularmente.
» Melhore a alimentação.
» Alongue o corpo.
» Inicie o procedimento com sessões curtas de 5 à 10 minutos.
» Participe de retiros em que existam outras pessoas com as mesmas intenções quer você.
» Solicite o apoio de professores e/ou profissionais na área. Assim terá um aprofundamento maior em como e porque realizar esse processo, além disso, eles poderão ajudar na remoção dos obstáculos para facilitar o esvaziamento da mente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.