Medicamento de alto custo em SP

De acordo com a Secretaria Estadual de São Paulo, os medicamentos de alto custo também classificados como dispensação excepcional, são medicamentos utilizados de forma contínua que tem alto valor. Em geral, esse medicamentos, são usados para o tratamento de doenças raras e crônicas,  doenças inflamatórias crônicas, para transplantados, saúde mental e  câncer.

São tipo de drogas farmacológicas dispensadas em farmácias específicas para atender esses casos excepcionais. Por terem um custo bastante elevado, sua aquisição segue uma série de critério e regras. No entanto, o SUS(Sistema Único de Saúde) se empenha para garantir gratuitamente o fornecimento desses medicamentos, incluindo-os no Programa de Medicamentos Excepcionais.

medicamentos SP
Os medicamentos de alto custo, geralmente, são utilizados no tratamento de doenças raras e crônicas, além do câncer.

Os medicamentos são dispostos para o tratamento hospitalar e parte da assistência ambulatorial como os integrantes estratégicos contra patologias como Aids, hanseníase, diabete e a tuberculose. Em São Paulo, os medicamentos podem ser encontrados nas Farmácias de Alto Custo da Secretaria Estadual da Saúde.

A obtenção dos mesmos de forma gratuita ocorre após o preenchimento do Formulário 13, um tipo de termo de consentimento juntamente com o laudo de medicamentos excepcionais (LME). O médico deve preencher os espaços desse formulário com o nome genérico dos medicamentos, se os mesmos constarem no protocolo da Portaria estabelecida legalmente.

Logo que se cumpra essa fase burocrática, deve-se dirigir á uma das farmácias e fazer a retirada do medicamento. É fundamental apresentar os formulários devidamente preenchidos, também será requerido o cartão SUS e dependendo do tipo de medicamento requerido, pode-se requisitar a cópia simples de alguns exames.

Toda a relação dos medicamentos denominados de alto custo estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico – http://www.prefeitura.sp.gov.br. Acesse e confira.