Mar do Caribe história

O Mar do Caribe é uma região situada a norte da América do Sul e a leste da América Central. É uma região conhecida por ser o primeiro local onde os espanhóis se instalaram após o descobrimento da América.

Na época, mais conhecida como região das Antilhas ou mar das Antilhas, nome muito comum ainda nos livros didáticos, recebeu o nome de caribe devido aos ameríndios Caraíbas que ocupavam a região.

Em 1492 Cristóvão Colombo em uma tentativa de encontrar um rota para as Índias  acabou encontrando essa região, logo encontraram diversas riqueza naturais como o ouro por exemplo. O rei da Espanha, depois de ter recebido a noticia de possíveis jazidas de ouro, começou a enviar várias embarcações para explorar a região. Com navios em larga escala enviados à região era comum que muitos se perdessem, acabassem naufragados ou atacados por piratas.

Foto do mar do Caribe
Foto do mar do Caribe (Foto: reprodução)

Inicio da colonização

Outros países vendo a grande movimentação que esse território poderia trazer, também começaram a colonizar algumas regiões das Antilhas. A pirataria consequentemente aumentou, vale lembrar que muitas vezes a pirataria era uma pratica permitida, esses “piratas autorizados” mais conhecidos como corsários, atacavam embarcações de outros países e entregava o saque para a coroa e  com eles ficavam  parte.

A colonização foi um grande mal para os habitantes da região, diversas pessoas morreram devido as doenças que o homem europeu trouxe e muitos morreram devido aos trabalhos forçados. Muitos escravos africanos foram traficados trabalharem na região, diversas tribos que viviam lá foram completamente dizimadas, os movimentos de libertação dos países do mar do Caribe começaram em meados do século XIX. O último país a se libertar de seus colonizadores foi Cuba, que conquistou a independência em 1898.

De lá para cá a região ficou conhecida por se tornar uma região de navegação. Em 1903 o Panamá começou a construção do canal do Panamá, financiado pelos Estados Unidos. O canal foi inaugurado em 15 de agosto de 1914 e ficou sobre a administração dos Estados até 31 de dezembro de 1999, atualmente a região ainda se encontra no desafio de formar sua identidade. Em 2001 o mar do caribe foi reconhecido como região comum entre todos os países da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.