Malária: transmissão, sintomas e tratamentos

A malária também é conhecida como paludismo, sezão, maleita, febre quartã e febre terçã em alguns países. É uma doença que afeta em maior parte as regiões que possuem clima tropical e subtropical. O mosquito transmissor da doença tem por nome anofelinoAnopheles – que pica os seres humanos principalmente de tardinha e a noite.

O único reservatório que a epidemiologia afeta é o ser humano. Com isso, muitas pessoas são contagiadas todos os anos, principalmente em povos ribeirinhos e com pouca imunidade. Os lugares mais comuns da proliferação dessa doença são na floresta amazônica e a na África.

Ciclo da malária humana

Homem – Anofelino – Homem – Anofelino – Homem – […]

Ciclo do Anopheles

Mosquito Anopheles
Mosquito Anopheles

Na maioria dos casos, o mosquito fêmea é quem ataca o ser humano pois precisa do sangue para garantir o amadurecimento dos ovos.

Existem vários tipos de parasitas que transmitem a malária, mas os que mais atingem o ser humano são o Plasmodium ovale, Plasmodium vivax, o Plasmodium malariae e o Plasmodium falciparum.

Sintomas

* Febre alta;

* Calafrios intensos;

Malária

* Suor demasiado;

* Dor de cabeça;

* Falta de apetite;

* Pele amarelada;

* Dor no corpo;

* Cansaço;

* Hemorragia.

A transmissão dessa doença pode ocorrer pela picada do mosquito, por transfusões de sangue e por contágio de seringas infectadas.

Diagnóstico e período de incubação

O processo de incubação varia do tipo de malária, mas fica entre 7 e 28 dias.

Caso a pessoa tenha sintomas da doença após ir a alguma região que possua índices de proliferação desse parasita, o diagnóstico é realizado através de lâminas – ou gota espessa ou esfregaço –  que faz um pequeno furo no dedo para a retirada de aproximadamente uma gota de sangue para análise.

Tratamento

Algumas pesquisas já são realizadas para criar a vacina contra a malária, mas ela ainda não existe e por ser uma doença séria – dependendo do caso e do agravamento – a malária humana pode levar a pessoa a morte. A única forma de tratamento é prevenir contra a doença e tomar doses orais de medicamentos viabilizados na maioria dos casos pelo Ministério Público em acompanhamento a especialistas no caso.

É indicado que o uso dessa medicação seja seguida a risca para que a pessoa contagiada não tenha recaídas com a doença.

Algumas dessas dosagens causam efeitos colaterais dependendo da imunidade e do organismo do paciente.

Como prevenir?

* Use repelentes no corpo todo;

* Use roupas mais longas que cubra os braços e as pernas;

* Evite banhos em lagos, rios e igarapés;

* Coloque telas de mosquiteiro nas janelas e nas camas;

* Evite entrar ou ficar próximo a águas paradas;

* Procure órgãos de saúde ao viajar para locais com altas taxas da malária humana para que seja realizado um tratamento de prevenção para evitar o contágio da doença;

* Não se automedique.

Curiosidade

No Brasil, a região da Amazônia corresponde á 98% dos casos da doença no país e por esse motivo é muito importante que todos os visitantes se previnam antes de ir a região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.