Maçã prende o intestino?

A má alimentação é titulada como o principal vilão do organismo e da estética física, porque sua manipulação proporciona danos terríveis que afetam constantemente a complexidade de funcionalidades existentes em toda a estrutura corporal.

O que poucos sabem é que o ministramento de alguns produtos benéficos para a saúde também podem ocasionar desordens de graus leves e moderados – dependendo da maneira como são preparados, ingeridos, frequência, quantidade, entre outros fatores.

Uma das descobertas relatadas por especialistas em nutrição nos últimos anos é como algumas frutas e outras demais mercadorias promovem a prisão de ventre ou intestino preso. As denominações populares são diversas para essa patologia, assim como os incômodos, que além de muitos são completamente desconfortantes.

A maçã é uma das frutas que se encontra em discussão quando esse tema é mencionado, porque estudiosos afirmam que o seu consumo pode provocar tanto o efeito constipativo (polpa) quanto o laxativo (casca).

Por essa razão, o mais recomendado é que a sua ingestão seja articulada em pequenas porções – principalmente pelas crianças – e de preferência em dias intercalados. Quanto mais colorido for o prato, quanto mais variações de alimentos forem inseridos, maior resistência o sistema imunológico terá.

Outros produtos que propiciam o desenvolvimento da prisão de ventre são:

Maçã prende o intestino?
Maçãs.
(Foto: Reprodução)

» Arroz;
» Banana prata;
» Goiaba;
» Jabuticaba (sem casca);
» Melão;
» Pera (sem casca);
» Caju;
» Suco de limão;
» Batata inglesa;
» Cará;
» Chuchu;
» Cenoura (cozida);
» Beterraba (cozida);
» Batata baroaa;
» Fécula de batata;
» Polvilho;
» Amido de milho;
» Farinha de mandioca;
» Trigo refinado;
» Pães;
» Biscoitos de sal;
» Banana maçã.

Também existem uma lista dos alimentos considerados laxativos, que soltam o intestino, como o mamão, laranja, arroz, aveia, milho, trigo, chia, quinoa, azeite, óleo de coco, água de coco, kiwi, manga, pera com casca, abacaxi, uva, abacate, ameixa seca, couve, rúcula, espinafre, cenoura (crua), beterraba (crua), abóbora, broto de feijão, iogurtes, leites fermentados.

É importante que um equilíbrio entre esses elementos seja criado, para que nenhum tipo de dano acometa a estrutura corporal, sua manutenção e desenvolvimento, independente da faixa etária ou gênero do público.

Aviso!

As descrições acima são destinadas apenas para pesquisa. Caso necessite de mais informações sobre o assunto, procure o auxílio de um nutricionista ou profissional da área da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.