Luzes piscando nos olhos na gravidez

Muitos sintomas podem aparecer durante a gravidez, isso se deve as diversas alterações que o corpo da mulher sofre durante todo o processo de gestação. Por essas diversas alterações é preciso ter um cuidado maior  durante toda a gravidez, pois a mulher está mais suscetível as doenças. Um dos sintomas que podem ocorrer durante a gestação, é alteração na visão.

sintomas durante a gravidez
luzes piscando nos olhos na gravidez
foto: reprodução

Produção de hormônio

Isso deve-se, principalmente, ao aumento na produção dos hormônios. A produção de estrogênio aumenta consideravelmente fazendo com que a produção lacrimal diminua, isso acaba causando irritação no olhos. A órbita ocular fica vermelha, com ardência, visão borrada, sensibilidade a luz e desconforto após ver televisão, usar o computador. Esses são alguns dos sintomas que podem ocorrer, entretanto isso pode ser simplesmente tratado com o uso de colírio.

Diabetes gestacional

Luzes piscando também podem ser um sintoma de diabetes gestacional. Essa é uma doença grave e deve ser tratada rapidamente, o aumento na produção do HLP (Hormônio Lactogênio Placentário) acaba inibindo a produção de insulina no corpo causando a diabetes. As alterações na visão causadas pela diabetes podem até cegar. Em caso de deslocamento da retina deve-se fazer a cirurgia imediatamente, mulheres que apresentam as seguintes características estão mais suscetíveis.

•       Hipertensão arterial
•       Sobrepeso e gordura abdominal
•       Histórico familiar ou pessoal de diabetes
•       Crescimento excessivo ou lento desenvolvimento do feto
•       Grande ganho de peso na gravidez
•       Idade superior a 25 anos
•       Baixa estatura

Para prevenir a gestante da diabetes e preciso seguir uma boa dieta que evite o açúcar em excesso, pois não é saudável para a mãe quanto para o bebê, o tratamento também é feito a base de uma dieta rica em proteína e com pouco açúcar e carboidratos. Outro caso raro que pode ocorrer é a enxaqueca aura, esse não acomete apenas em gestantes mas em outras pessoas. A enxaqueca aura pode estar relacionada ao estresse e maus hábitos de vida. O tratamento é a base de sessões de psicoterapia para reduzir o estresse, exercícios e reeducação alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.