Lúpus eritematoso sistêmico, o que é?

O complexo de patologias que tem o poder de desestabilizar o sistema imunológico, ocasionando danos drásticos é imenso e tem como um dos seus distúrbios mais prejudiciais ao organismo o LES ou lúpus eritematoso sistêmico, que é conhecido popularmente apenas como lúpus.

Esse transtorno é compreendido cientificamente como uma doença autoimune que ataca tecidos saudáveis da estrutura corporal por engano, principalmente das articulações, pele, rins e cérebro. Sua apresentação pode ser dinamizada de forma cutânea ou generalizada.

Sua tipagem sistêmica é uma das mais preocupantes, porque sua manifestação não é restrita somente a pele, podendo atingir gravemente outros órgãos e sistemas do enfermo. Nesse caso, as regiões mais afetadas são o coração, pulmões, rins, articulações e a corrente sanguínea.

Causas

Não existem causas específicas comprovadas para a promoção dessa doença, mas especialistas afirmam que ela está fortemente ligada com uma combinação de fatores, incluindo as particularidades genéticas do indivíduo, o ambiente em que vive, a radiação solar e até mesmo o uso de certos medicamentos.

Lúpus eritematoso sistêmico, o que é?
Representação de um médico.
(Foto: Reprodução)

Observação: O público mais acometido pelo lúpus são as mulheres, pessoas entre 15 e 40 anos de idade, asiáticas e afro-americanas.

Sintomas

» Febre;
» Fadiga;
» Vermelhidão nas bochechas e no nariz;
» Dor nas articulações;
» Inchaço;
» Rigidez muscular;
» Dificuldade para respirar;
» Lesões;
» Sensibilidade à luz solar;
» Dor no peito;
» Queda de cabelo;
» Dor de cabeça;
» Ansiedade;
» Mal-estar;
» Feridas na boca;
» Confusão mental;
» Perda da memória;
» Linfonodos aumentados.

Observação: Os sintomas se apresentarão de maneira distinta em cada enfermo, podendo ser repentinos ou evoluir lentamente, ser frequentes ou permanentes, leves, moderados ou graves, etc.

Ajuda médica

Assim que os sintomas começarem a surgir é essencial que a ajuda médica seja procurada. O diagnóstico da doença varia bastante de pessoa para pessoa, isso porque os desconfortos se manifestam de maneira diferente em cada uma delas. Os testes manipulados para a realização dessa verificação são auscultará do tórax, análise clínica, biópsia renal, hemograma completo, exames de anticorpos e de urina.

Tem cura?

O lúpus não tem cura, por isso é importantíssimo que o tratamento seja manipulado corretamente todos os dias para que o paciente consiga controlar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.

Tratamento

Dentre os métodos de contensão dos sintomas que são manipulados pelos médicos, podemos citar o uso de protetor solar, repouso, medicamentos de moderada e alta dosagem. Nos quadros graves as drogas são mais fortes e costumam proporcionar efeitos colaterais nos enfermos.

Observação: A mudança alimentar e a realização de exercícios físicos também podem ajudar a manter o quadro de saúde do indivíduo mais estável.

Complicações

Se o LES não for tratado da maneira correta poderá proporcionar sérias complicações, como a falência de órgãos, irritação, coceira generalizada, AVC, dores no peito e na cabeça, náuseas, convulsões, vômito, edemas, alucinações, anemia, vasculite, pleurisia, pericardite, câncer, necrose avascular e infecções.

Cuidados essenciais

Não existe nenhuma forma de prevenção para essa doença. É importante que os pacientes acometidos por ela obedeçam as prescrições médicas e sigam a risca todo o tratamento, evitando pegar sol, fumar, consumir bebidas alcoólicas, drogas e medicamentos sem receita.

Aviso!

Os dados contidos nesse artigo são disponibilizados apenas para pesquisa. Para maiores orientações sobre a doença, procure ajuda médica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.