Lugares para viajar sem passaporte fora do Brasil

Na América do Sul, foi feito um acordo que todas as pessoas poderiam transitar pelos países (menos nas Guianas) sem o registro de passaporte para que a interação de todos os habitantes, da comercialização e da expansão fossem realizadas. O tratado foi feito entre o Brasil, a Argentina, o Chile, o Paraguai, o Uruguai, a Colômbia, o Equador, a Venezuela, o Peru e a Bolívia.

Mercosul

O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é uma união responsável pela constituição do mercado econômico e por isso utilizou-se de seu caráter e de reuniões prolongadas para firmar tratados com outros países em junção ao seu CMC (Conselho do Mercado Comum) para analisar ideias e coloca-las em pratica, visando o bem e a interação dos países da América do Sul.

Retiraram então a obrigatoriedade de viajar para quaisquer um dos países citados e exigiram apenas um documento de visualização para comprovar os dados do cidadão, a Carteira de Identidade (RG), porém a mesma tem que estar sempre renovada, acompanhando as modificações visuais e políticas da pessoa para que seja reconhecida e não seja barrada por nenhuma força superior no país em que deseja transitar, designam ainda que o RG tenha num máximo 10 anos de uso, se não for o caso, o viajante terá que renovar sua carteira ou fazer a petição do passaporte.

Passaporte

O Brasil, o Uruguai, a Argentina e o Paraguai são os países fundadores do Mercosul, mas a Colômbia, o Chile, a Venezuela, o Equador, o Peru e a Bolívia também fazem parte do Mercado Comum do Sul, mas apenas como blocos associados.

O Mercosul tem sua estrutura composta pelo Conselho do Mercado Comum (CMC), pelo Grupo do Mercado Comum (GMC), pela Comissão de Comércio do Mercosul (CCM), pela Comissão Parlamentar Conjunta (CPC), pelo Foro Consultivo Econômico Social (FCES), pela Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul (CRPM) e pela Secretaria do Mercosul (SM).

Documentos que podem ser usados para viajar nos países fundadores e nos blocos associados do Mercosul:

Brasil

* Registro de Identidade Civil – RG;

* Passaporte;

* Cédula de Identidade expedida por cada Unidade da Federação com validade nacional;

* Cédula de Identidade de Estrangeiro expedida pela Polícia Federal.

Uruguai

* Cédula de Identidade – RG;

* Passaporte.

Argentina

* Documento Nacional de Identidade – RG;

* Passaporte;

* Cédula de Identidade Mercosul expedida pela Polícia Federal (válida até seu vencimento).

Paraguai

* Cédula de Identidade – RG;

* Passaporte.

Colômbia

* Carteira de Identidade – RG;

* Passaporte;

* Cédula de Cidadania;

* Cédula de Estrangeiro.

Chile

* Cédula de Identidade – RG;

* Passaporte.

Venezuela

* Cédula de Identidade – RG;

* Passaporte.

Equador

* Cédula de Identidade – RG;

* Passaporte;

* Cédula de Cidadania.

Peru

* Documento Nacional de Identidade – RG;

* Passaporte;

* Carnê de Estrangeiro.

Bolívia

* Cédula de Identidade – RG;

* Passaporte;

* Cédula de Estrangeiros.

Identidade RG

Dica

Mesmo tendo a facilidade de poder viajar para esses países sem passaporte, é indicado que o faça ainda assim pois quanto mais carimbos de viagens estrangeiras, mais pontos a pessoa acumula para mostrar para outras localidades que será confiável fornecer o visto do país a ela, como no caso dos EUA que possuem um sistema altamente burocrático para tal função.

Além do mais, evitará qualquer confusão ou pagamento de propina para pessoas  responsáveis pela fiscalização do Mercosul que queiram exigir o passaporte mesmo que não seja necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.