Lugar para onde vai o lixo

O aumento do contingente populacional mundial juntamente com consumismo desmedido, onde bens se tornam obsoletos em um ritmo acelerado, reverberam em uma produção cada vez maior de lixo. Segundo pesquisas anualmente cada pessoa gera cerca de 300 quilos de resíduos, e se você levar em conta os mais de 7 milhões de habitantes da terra, chegará a um produto colossal.

Esse lixo não tem apenas origem doméstica, o refugo hospitalar industrial,  tecnológico, nuclear são outros tipos específicos para a segurança ambiental e populacional deve ser tratado e seja depositado em locais específicos. E nesse nicho chegamos a uma importante pergunta, afinal para onde vai o lixo?

Reciclagem de Lixo
A Reciclagem é uma das principais bandeiras da sustentabilidade

Com excussão de alguns dejetos que merecem um trato particularizado, o local de degredo mais correto para o lixo são os aterros sanitários ou controlados, com isso é depositado os resíduos  mas sem grandes riscos ao solo, ar, águas e ecossistemas.  Isso é conseguido através de um sistema de drenagem de chorume, substância tóxica poluente gerada pela decomposição de lixo orgânico.  Além disso, o entulho é recoberto por varias camadas de terra e é feita a impermeabilização do solo.

No entanto, como nem sempre as coisas tomam os caminhos que deveriam tomar, grande para do lixo ainda é despejado em lixões. Esses são depósitos a seu aberto, onde os detritos são depositado diretamente ao solo, sem nenhum tratamento prévio e manejo sustentável da area, os efeitos disso são sentidos tanto pelo meio ambiente, quanto na saúde pública, os locais são antros de proliferação de vedores de patologias, além do já citado chorume.

Qual o destino do lixo ?

Existem sim outros destinos para o lixo, entre elas a incineração, método que pode vir muito a calhar quando utilizado juntamente com processo de geração energética, as maiores vantagens desse é a redução do volume residual e a destruição de bactérias, por esse motivo é  o destino mais indicado para lixo hospitalar. Entretanto, os altos custos do procedimento acaba muitas vezes por inviabiliza-lo.

Com os avanços das ideológica de sustentabilidade no âmbito das políticas públicas, a reciclagem do lixo torna-se hoje uma necessidade e não apenas uma opção, com um trabalho de coleta seletiva síncrono a atividades de conscientização da população, grande parte dos detritos podem ser reaproveitados, tornando novamente matéria-prima para outros produtos, o que reflete na preservação do planeta e geração de mais  empregos e renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.