Limites de uma função matemática

Limite de uma função é o valor encontrado entre dois valores de uma função. O limite de uma função irá determinar o comportamento da mesma, antes de chegar em seu valor final. Basicamente o limite de uma função será um número antes e um depois de ter determinado a forma de descobrir. Assim a tendência está sendo gerada por esses números.

função
Limites de uma função matemática

Para que seja de melhor compreensão, vamos imaginar uma linha:

———-2,8—————3—————3,2———–

Imagine agora a função f(x) = (3 + x² – 1), aqui pretendemos saber o limite da função, quando o valor  tende a 3, portanto pegaremos números próximos a três e o substituiremos na função, dando os valores que irão se aproximar de 3  terminando o limite, criando assim uma tendência.

Basicamente devemos entender que quando os valores estiverem próximos de 3, como por exemplo 2,9999 e 3,0001, seus valores serão praticamente o mesmo, assumindo apenas uma pequena diferença, os valores calculados antes e depois de um número determinada na função são chamados de limite da função.

É importante lembrar que, o limite não será apenas o número 3, pois ele será substituído, quando formos calcular os limite apenas o número a esquerda e a direita dele serão calculados. O limite de uma função é expresso com o prefixo “lim”, geralmente uma expressão á ser caculada logo abaixo “x→3”.

Onde o limite é utilizado?

O limite de uma função é muito usado para fazer cálculos de uma diferencial. É muito usado em formações de estaticistas, usando também no ramo de analise matemática para determinar derivadas e descontinuidades. Ela pode ser comumente usadas em provas de concursos entre outras, mas não é uma das mais utilizadas no ramo da matemática, tudo irá depender da areá para qual está prestando concurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.