Leucemia linfoide em crianças

Leucemia é a denominação dada pelos médicos as formações cancerígenas que agridem as células brancas do sangue, ou seja, os leucócitos. Seu desenvolvimento acontece na medula óssea, que é a principal parte do corpo que produz as células sanguíneas – tanto as brancas quanto as vermelhas (hemácias) e as plaquetas.

Um dos órgãos brasileiros vinculados ao Ministério da Saúde que cuidam das pesquisas, exames, tratamento, acompanhamento e outras demais particularidades que envolvem essa doença é o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Mesmo com tantos avanços em seus estudos e testes, uma das preocupações relatadas pelos representantes dessa instituição é como a leucemia vem ocasionando mortes, tendo seu público mais afetado o de 0 à 18 anos – bebês, crianças e adolescentes.

Causas

Segundo especialistas no assunto, os fatores genéticos e ambientais são os motivos que costumam ocasionar esse tipo de enfermidade, onde a produção exagerada de blastos (células jovens) é promovida, proporcionado a apresentação e desenvolvimento de quadros anêmicos, infecções e sangramentos, transtornos que afetam intensamente a saúde dos jovens.

Sintomas

Essa doença pode permanecer incubada durante um período de maneira assintomática, porque seus sintomas geralmente são exibidos apenas quando um aglomerado de células da medula óssea já se encontram afetadas. Os sinais que evidenciam esse processo são:

Leucemia linfoide em crianças
Bebê com máscara devido ao tratamento.
(Foto: Reprodução)

» Fraqueza;
» Febre;
» Cansaço;
» Sudorese;
» Náuseas;
» Vômitos;
» Visão dupla;
» Dores de cabeça;
» Perda de peso repentina;
» Infecções recorrentes;
» Pontos avermelhados na pele;
» Sangramentos nas gengivas e nariz;
» Equimoses pelo corpo (manchas roxas);
» Dor nas articulações e nos ossos;
» Gânglios linfáticos inchados com ou sem dor;
» Inflamação e aumento dos nódulos linfáticos, do fígado e do baço.

Tipos

A leucemia pode se apresentar de maneira linfoide ou mieloide, em estágio agudo ou crônico. Nas crianças, a sua demonstração mais constatada é a leucemia linfoide aguda ou LLA.

Observação: Mesmo sendo a LLA o tipo de câncer que mais acomete as crianças, as demais classificações também poderão se apresentar.

Ajuda médica

Durante toda a infância, é relevante que o acompanhamento médico seja frequente para saber como está o andamento do desenvolvimento das crianças. Caso algum dos sintomas acima estejam perceptíveis, é extremamente necessário avisar ao profissional de saúde que está realizando as consultas para que exames específicos sejam feitos, como hemogramas e mielogramas.

Tratamento

Os procedimentos manipulados para o tratamento de leucemias na infância podem ser a transfusão de sangue e/ou plaquetas, o uso de antibióticos, quimioterapia, radioterapia, procedimentos cirúrgicos e transplante de medula óssea. A decisão dos métodos que serão ou não ministrados dependerá do diagnóstico do paciente e das respostas que seu organismo vem apresentando em relação ao tratamento.

Complicações

Se tratamento demorar para ser efetuado ou for executado de maneira incompleta, sérios danos poderão acometer o organismo das crianças, como as infecções de repetição, que propiciará em um aumento de manipulação de drogas para tratamento, a queda do sistema imunológico, o acometimento de outras enfermidades e outras particularidades que poderão ocasionar o óbito.

Recomendação

Fique sempre atento ao comportamento dos pequenos e a sua saúde, porque quanto antes da leucemia for descoberta, maiores serão as chances de conseguir controlar seu desenvolvimento.

Aviso!

As descrições acima servem apenas para pesquisas. Para mais informações, busque auxílio médico na rede hospitalar mais próxima ou entre em contato com o INCA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.