Lente de contato para Miopia e Astigmatismo

As lentes de contato surgiram como outra opção para a correção de alguns problemas de visão além do tradicional óculos. Como principal aspecto – e talvez único – a favor, as lentes dispensável a utilização de qualquer armação ou outra coisa no rosto, tendo caráter puramente sintético.

Isso ficou ainda mais evidente quando começou-se a se fabricar lentes de contato de diferentes cores, dando um leque de opções para as pessoas que desejavam mudar a cor dos olhos, tornando a utilização das lentes em grande parte sintética e não oftalmológica.

Apesar de bonitas, as lentes eram muito rígidas e precisavam ser manuseadas com bastante cuidado para não trazerem infecções e outras complicações aos olhos. A rigidez dava a impressão que se manuseadas erradamente, cortariam os olhos, além de serem bastante desconfortáveis.

Atualmente, existem lentes rígidas – menos rígidas e mais seguras que as antigas – e lentes gelatinosas, sendo as segundas são muito mais confortáveis e adaptáveis a vista. Mesmo sendo mais difícil fabrica-las, as lentes gelatinosas podem sim corrigir problemas como miopia e astigmatismo.

Principalmente o astigmatismo, pode sim ser utilizada a lente gelatinosa para, além de dar um incrementada no visual, corrigir o problema. Porém, só é eficaz para quem tem até 2 graus de astigmatismo. Acima disso, recomenda-se a utilização de óculos.

Para os míopes, a coisa muda um pouco. Existem lentes que são úteis para esse problema, porém na maioria das vezes não devem substituir o uso dos óculos, isso porque a eficácia dos óculos é muito maior nesse caso, além de mais benéfica. As lentes podem ser utilizadas em ocasiões especias onde não se deseja utilizar os óculos como em eventos importantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.