Japão cultura, religião e economia

O Japão é um país insular localizado na República Popular da China. Toda sua extensão é composta por um arquipélago com aproximadamente 6.852 ilhas, sendo as maiores a Hokkaido, a Kyushu, a Honshu e a Shikoku. A maior parte das ilhas tem características montanhosas com muitos vulcões. É dono da décima maior população do mundo.

Possui uma grande potência econômica, cultural, social, política, uma enorme força de segurança ampla e moderna. É um país de padrão de vida consideravelmente alto, dono da maior expectativa de vida do mundo e a terceira menor taxa em relação a taxa de mortalidade infantil.

Cultura

Toda a cultura dessa nação surgiu com junções de influências e 

Japão

tradições chinesas, ocidentais e indianas, visualizando esse aspecto desde a sua arquitetura até a sua gastronomia. Após a influência direta dessas regiões, o Japão desenvolveu-se de maneira independente e renovou diversas particularidades de sua cultura. Nos últimos séculos acrescentou as suas riquezas um pouco de detalhes americanos e europeus, e com isso, conseguiu gerar o seu próprio complexo de artes, técnicas artesanais como bonecas e objetos lascados e cerâmica, artes com papel, espetáculos, dança, tradições e jogos, além de uma culinária magnífica e única.

A sua cultura popular é conhecida mundialmente através dos seus animes e mangás. Outros exemplos destaques dessa cultura milenar é o seu sushi, o karate, o judo, os bonsais e o kendõ.

Economia

O país possui uma das economias mais desenvolvidas do mundo. Seu PIB é o segundo mais alto do mundo, caracterizando essa relevância graças ao seu setor industrial e financeiro.

A industrialização do Japão se dá pelas industrias navais, automobilísticas, de eletrodomésticos, de componentes eletrônicos, de fibras sintéticas, tendo em destaque a sua tecnologia avançada.

O setor terciário é aquele que mais peso possui na economia nipônica, contribuindo com 58% de sua taxa para o PIB, enquanto os rendimentos provenientes do setor primário apenas 2%. Mesmo com sua área agrícola reduzida, o país desenvolveu diversas técnicas modernas para esse meio de produção. O arroz ainda é o produto mais importante dessa cultivo, por sua essencialidade na alimentação. A crescente taxa da população urbana intensificou a agricultura e a pecuária no país.

Os principais parceiros de comercialização do Japão são os EUA, Taiwan, China e a Coreia do Sul.

Religião

A maioria da população do Japão está ligada a religião budista e xintoísta. Essa avaliação é realizada de acordo com pessoas que possuem associações com um templo e não em vista de todos os que seguem a religião mesmo sem pertencerem a essas entidades.

O confucionismo, o budismo e taoísmo da China, também interferem na nos costumes e crenças dos povos japoneses. É normal ver no país filhos e pais celebrando rituais xintoístas, estudantes rezando anteriormente a exames, casais celebrando casamentos em igrejas cristãs e funerais em templos budistas.

Apenas cerca de 2,04% de toda a população se professam no cristianismo. No país também pode-se encontrar algumas seitas religiosas, tal como TenrikyoAum Shinrikyo e Soka Gakkai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.