Itália resumo completo: Recursos Minerais, Aspectos Gerais do País e Indústria

República Italiana ou somente Itália, como é vulgarmente conhecida, compreende uma república parlamentar  lograda nas dependências da Europa Meridional. A Itália abriga  dois enclaves independentes dentro de sua fronteiras, o Vaticano e San Marino, é possui um enclave no território Suíço  Capione d’Italia.  Figura como a vigésima terceira nação em contingente populacional do mundo com 66,6 milhões de habitantes.

itália
Bandeira da Itália

Ao Norte se faz divisa com Eslovênia, Suíça, Áustria e França, enquanto ao Sul defronta-se com o mediterrâneo formando a península Itálica. Conta ainda com duas grandes ilhas Sardenha e Sicília. Em sua formação histórica contou com a participação importe dos etruscos, gregos e celtas, até que em 262.a.C. sofre o processo de unificação pelas vias do império romano. Roma é o principal remanescente desses tempos, outrora principal centro religioso e político do ocidente, hoje a capital da Itália.

Roma depois de sua fase áurea no império romano sofreu um grande declínio, a partir dai a Itália foi invadida por uma série de povos entre eles os bizantinos, lombardos e ostrogodos, é passou por uma longa fase de fragmentação, seccionada em reinos – Ducado de Milão, Reino de Sardenha e Reino das Duas Sicílias –  que só experimentando uma unidade novamente após o conturbado  II Risorgimento, pós 1861.

itália
mapa da Itália

Na Segunda Guerra Mundial teve participação ativa, nesse tocante se ascende a figura de Benito Mussoline, ditador principal sustentador do ideal fascista, aliou-se ao partido Nazista de Hitler e Império Japonês, formando o grupo do Eixo na querela mundial. Em 1946 após dois reinados aferemos foi instaurado através de um plebiscito o regime republicano, forma de governo que prevalece até os dias atuais.

Clima e Geografia

A Itália compreende uma area total 301 230 km², sua península é banhada pelos mares Jônico, Tirreno e Adriático. Os Apeninos, tangem todo o território que tem como delimitador natural de suas fronteiras ao norte os Alpes, é entre essa galeria de montanhas se destaca o Monte Branco pico mais alto com 4.810 m.

De todo a extensão territorial da Itália,  7 210 km² são ocupadas pelas águas, nesse tocante elencamos o Rio Pó o lago Garda, Maggiore, Trasimeno, Bolsena e Como, os abrigados mais representativos entre as reservas hídricas do país. O espaço italiano está assentado sobre o encontro de duas placas tectônicas, a eurasiática e a africana, o que faz da li uma regiam de atividade sísmica e vulcânica relevante.

No clima apresenta disparidades de região para região, apresentando clima continental( ao norte), mediterrâneo (no sul), nas regiões mais altas os invernos sopram com força, havendo inclusive formação de neve, enquanto isso na faixa litorânea o clima é tradicionalmente  ameno no inverno e verões com baixa umidade e quentes.

Economia 

Até meados da Segunda Grande Guerra a economia da Itália era basicamente agricultural, o termino do conflito fez emergir uma Itália industrial,    pertencente aos preconizadores do grupo Comunidade Europeia Carvão e do Aço, gérmen para liga denominada União Europeia e a zona do euro.

Por uma area plantável pequena, assim como uma baixa quantidade de recursos naturais – petróleo, carvão e ferro – precisa importar quase toda material prima para produção interna,  fica bem quisto que seu potencial não está atrelado ao setor primário. No setor secundário nos deparamos com um país com alto grau de industrialização, responsável por 25% das riquezas geradas,  contudo, não homogenia pelo território, o polo produtor é composto essencialmente pela tríade, Turim, Gênova e Milão. Sem dúvida o pilar maior da economia italiana é o setor terciário, isso graças principalmente ao turismo, o que a natureza polpou-a em recurso naturais, dadivou em belezas, graças a isso está hoje no pódio entre os países que mais recebem turistas estrangeiros no mundo. Também merece destaque a indústria de bens e serviço, assim como as empresas financeiras.

Mesmo assim a Itália a tempos sofre com defict na balança comercial, o principal causador desse configuração é a importação de petróleo, do qual o país é um grande consumidor e um tímido produtor. Mas o turismo reequilibra, e alias favoriza essa balança, onde graças aos visitantes e seus gastos adjacentes, há um superavit de quase 48 bilhões de dólares.

Em um âmbito geral a Itália detém  quarto maior PIB da Europa com 1.847 bilhões em 2011, terceira maior reserva de ouro do planeta, é o sexto maior orçamento público do mundo e goza de uma boa infraestrutura educacional e sua população é descrita como altamente globalizada. É de grande representatividade no cenário, político, econômico e cultural, sendo hoje membro da OTAM, G8, G20, OMC, OCDE, Conselho da Europa, entre outros grupos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.