Investimento Tesouro Direto

O Tesouro Direto foi criado e desenvolvido em uma junção do BM&FBOVESPA com o Tesouro Nacional, onde possibilitam a venda de títulos públicos para pessoas físicas.

Nesse processo, você mesmo gerencia os seus investimentos, que podem ser realizados a curto, médio e longo prazo, onde a taxa mínima de participação é de aproximadamente R$ 30,00. Eles podem ser feitos sem que haja necessidade de sair de casa pois podem ser realizados pela internet, em meio de transações.

Após a compra do título e da escolha do seu prazo, o investidor poderá agendar suas aplicações com regularidade e antecedência. Esse processo se destaca em meio de fundo de créditos pois possui uma alta rentabilidade, segurança e liquidez em todos os tramites.

Ao investir no Tesouro Direto, você deverá escolher uma data para o recebimento dos investimentos no título que você aderiu. Assim, você irá receber todos os rendimentos da sua aplicação até o vencimento do seu papel. Caso não se interesse mais pela atividade, poderá optar também pela venda de seu título pelo valor do preço que estiver no mercado. Esse procedimento pode ser realizado todas as quartas-feiras pelo Tesouro Nacional.

Em vista de outras aplicações financeiras, o rendimento do Tesouro Direto é bastante competitivo. As suas taxas de custódia e administração são muito baixas e o IR só passa a ser cobrado no momento da venda do título, em um pagamento de cupom com juros e/ou com o vencimento do mesmo.

Tesouro Direto

Esse processo disponibiliza maior rentabilidade, porém pode ser um pouco perigoso devido ao prol da lucratividade. Visa-se que quanto mais longo for o investimento, mais tempo de atenção o dono do título terá que ter para saber lidar com a dinamização de venda e compra de títulos.

Para facilitar essa indecisão de escolha do prazo do investimento, o Tesouro Nacional disponibiliza serviços de ajuda aos clientes para a escolha certa de um perfil de título.

Tipos de Títulos

* Letras do Tesouro Nacional (LTN): indicado para o investidor que confia que a taxa de prefixo será maior que a porcentagem de juros da economia, mesmo em seu prazo de título.

* Notas do Tesouro Nacional (NTN-F) Série-F: indicado para o investidor que deseja obter movimentações de seus rendimentos a cada seis meses decorrente a uma taxa de juros pre-definida anteriormente ou para aquele que acredita que a taxa prefixada será maior que a de juros básica da economia.

* Notas do Tesouro Nacional (NTN-B) Série-B: Indicado para o investidor que deseja fazer poupança de médio/longo prazos, inclusive para aposentadoria, compra de casa e outros, para aqueles que desejam obter um fluxo de rendimentos periódicos ou para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada ao IPCA.

* NTN-B Principal: dito para o vestidor que deseja fazer poupança de médio/longo prazos, inclusive para aposentadoria, compra de casa própria ou para aqueles que desejam uma rentabilidade pós-fixada indexada ao IPCA.

* Letras Financeiras do Tesouro (LTF): indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada à taxa de juros da economia (baseado na taxa SELIC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.