Inventor das lentes de contato

lentes de contato
As lestes oculares tem a cor meio azulada o que permite ser detectadas quando fora da córnea

As lentes de contato são pequenos discos inseridos na corneá do olho ora para auxiliar na visão, ora por motivos estéticos. A maioria dos indivíduos optam por lentes de contato por serem menos sujeitas a fenômenos climáticos e ainda passar desapercebidas no dia-a-dia, executando o mesmo papel do óculos, mas, sem armações. Facilita a vida da pessoa usuária pela sua aderência, não tem risco dessas caírem durante a prática de uma atividade esportiva, por exemplo.

As lentes que conhecemos atualmente foram desenvolvidas pelo tcheco  Otto Wichterle em 1961, contudo, a história destas começa bem antes, por volta do seculo XVI com Leonardo da Vinci, este deixou um legado de estudos sobre as possíveis lentes corretivas, um século depois o matemático, físico e filosofo René Descartes da passos importantes em prol da ideia, tempos depois o alemão Adolf Fick materializa o que até hoje é considerada a primeira lente oftalmálgica. Em meados dos 900 tem se notícias das primeiras lentes feitas de meteria plastica, e na década de 60 Wicheterle cria a estrutura gelatinosa empregada até hoje na produção de lentes.

Embora primordialmente a lente teria função corretiva, o desenvolvimento da industria oftalmológica possibilitou o uso dessas como acessório estético. Atualmente elas nos permitem escolher a cor de nossos olhos, tornar real aqueles olhares do personagens de RPG, ao ponto de poderem até serem customizadas feitas de acordo com a individualidade de cada personalidade.

Estimativas apontam que cerca de 2% do contingente populacional usam lentes córneas, divididas em uso cosmético, corretivo, terapêutico e corretivo cosmético, umas gelatinosas outras rígidas. Mas fica dica, se tem ou está pensando em colocar lentes de contato, seja de uso diário ou prolongado, muito cuidado com a higienização do produto, muitos usuários sofrem com infecções, e proliferação de bactérias, podendo até a desenvolver ulceras cornicas tudo fruto do mal trato da membrana ocular sintética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.