Internet mais rápida do mundo

Quando falamos em internet também pensamos em velocidade de conexão e um dos países que mais sofrem com conexão baixa é o Brasil, que se encontra entre os piores quando relacionados ao custo beneficio das conexões. Se no Brasil a velocidade de 15 MB é rara, em outros países os projetos surpreendem por proporcionar velocidades de conexão extremamente elevadas com baixo custo.

conexão mais rápida do mundo
Internet mais rápida do mundo
(Foto: Reprodução)

A pouco tempo atrás a internet mais rápida do mundo era considerada a internet de fibra ótica, que teve sua projeção alavancada pelo projeto Google fiber. Essa internet prometia realizar conexões de até 1 Gbps, ou seja, 1 gigabyte pode segundo, o que é surpreendente. Isso se deve pela transmissão que era realizada por luz e não por cabos de rede normais como vemos hoje. A empresa Mountain View já estava procurando espalhar essa tecnologia por todo o mundo.

Entretanto alguns pesquisadores franceses e ingleses conseguiram realizar uma façanha incrível, com apenas um novo protocolo, sem nenhum mudança física e estrutural, eles conseguiram criar o protocolo Flexgrid que permitiu realizar uma conexão de 1,4 Tbps, ou seja 1,4 terabytes por segundo. O segredo estava em utilizar mais de um sinal em um mesmo cabo, sobrepondo um sobre outro que seguiam em paralelo, com sete canais a 200 Gbps ele conseguiram essa velocidade histórica.

A grande vantagem desse novo protocolo é que ele pode ser aplicado na fibra óptica sem necessitar de nenhuma mudança de hardware. Com toda essa velocidade seria possível carregar 38 filmes 3D na resolução de 4k em apenas um segundo ou carregar 64 horas de NetFlix em apenas um segundo. As possibilidades são infinitas, mas infelizmente o governo do brasileiro não faz nenhum investimento relevante na conexão de fibra óptica. Então, para nos brasileiros, teremos que esperar ainda mais algumas décadas para começar a sonhar com essa velocidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.