Insônia na gravidez terceiro trimestre

Todo o período gestacional provoca inúmeras modificações no organismo da mulher, além de mudanças físicas, emocionais e mentais. Acontece devido a alteração de hormônios em níveis elevados, provocando sintomas diversos e sensações, que variam de intensidade e frequência de acordo com o período de gravidez.

A sonolência é constante no primeiro e segundo trimestre de gestação, mas assim que o terceiro começa a se aproximar, a insônia toma o seu lugar.  O fato ocorre por se tratar de um processo em que a gestante carece de conforto, justamente por causa do tamanho da barriga e a dificuldade de encontrar uma posição favorável para descansar.

Insônia na gravidez terceiro trimestre
Gestante deitada.
(Foto: Reprodução)

O sono ininterrupto nos últimos meses de gravidez quase não há, o que incomoda muito as mamães, porque elas ficam ainda mais exaustas e estressadas. Devido a isso, alguns métodos foram estudados e recomendados às gestantes, para elas praticarem e terem um sono de qualidade, veja:

» Estipular um horário diário para dormir;

» Deixar o quarto silencioso, arejado, escuro e favorável para uma boa noite de sono;

» Concentrar na respiração quando se deitar, para relaxar os músculos;

» Preferir dormir de lado, de preferência com o braço esquerdo para baixo e almofadas entre as pernas. Essa é considerada a posição ideal durante toda a gestação. Existem travesseiros especializados em lojas para essa prática.

Outras dicas

» Procure não ficar agitada momentos antes de dormir;

» Tome um chá antes de dormir (camomila, erva-cidreira, hortelã, etc);

» Evite o consumo de produtos com cafeína antes de se deitar;

» Tome um banho relaxante antes de dormir;

Atenção!

Caso a insônia persista e esteja incomodando, procure orientações do obstetra. Existem alguns medicamentos e florais que podem ser receitados para ajudar nesse processo. Lembre-se: a automedicação NÃO pode ser realizada nessa fase, pois pode prejudicar a saúde da mamãe e do bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.