Inscrições abertas para o Sisu 2015

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um dos principais sistemas de inserção de alunos em instituições de ensino superior do país e, desde o dia 19 Janeiro está com as inscrições abertas para sua primeira edição de 2015, onde disponibiliza vagas a candidatos de todos os estados para que concorram a mais de 205 mil ocupações em cerca de 5.631 cursos.

Esse processo poderá ser realizado de modo online em seu portal até às 23:59 minutos do dia 22 de Janeiro, tendo a data de resultado da primeira chamada regular divulgada no dia 26 do mesmo mês. Os quesitos solicitados pelo sistema para a concorrência de curso é ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014, tendo nota acima de zero na redação.

Inscrição

» 1° passo: Acesse o site do Sisu, informe os dados solicitados (número de inscrição no Enem 2014, senha e caracteres da imagem) e clique em “Entrar no Sisu”.

Inscrições abertas para o SISU 2015
Página de inscrição do Sisu.
(Créditos da foto: http://sisualuno.mec.gov.br/)

» 2° passo: Assim que a página for aberta, basta apenas ministrar a escolha dos cursos que deseja, finalizar o processo e esperar o resultado das chamadas.

Consulta de vagas

Para saber quais são as vagas ofertadas, basta apenas clicar AQUI, digitar o nome da cidade ou sua UF e procurar o curso que deseja.

Como escolher os cursos?

Cada candidato tem direito de escolher duas opções entre as vagas ofertadas, podendo ser elas em áreas acadêmicas diferentes ou instituições distintas. Os tipos de cursos disponíveis variam entre modalidades de bacharelado, licenciatura, tecnológico e ABI (Área Básica de Ingresso).

Cotas

Segundo o MEC (Ministério da Educação), o Sisu 2015 terá cerca de 40% da totalidade das suas vagas destinadas para cotistas deficientes, pardos, negros, índios, estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas e alunos que tenham renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio.

Nota de corte

O cálculo desses números serão executados uma vez por dia pelo portal Sisu, através da disponibilidade de vagas e a quantidade dos alunos que estão concorrendo a elas. Esse monitoramento é essencial para conseguir se dar bem e conquistar um dos cursos que solicitou.

Posso mudar de curso?

Essa modificação pode ser manipulada quantas vezes o candidato quiser até o final do período de inscrições.

Matrícula

Do dia 30 de Janeiro à 03 de Fevereiro de 2015, os estudantes aprovados deverão ir até a instituição em que passou, portando todos os documentos exigidos para efetuar sua matrícula.

Segunda chamada

Para quem não conseguiu passar na 1° chamada, a partir do dia 11 de Fevereiro poderá ter outras chances, mas terá que se inscrever na lista de espera no site do Sisu, respeitando todas as suas normativas impostas para tal finalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.