Inscrição Prouni em 2013

Com a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) , os candidatos podem utilizar a nota alcançada para se inscreverem no Prouni, programa este cedido pelo governo que tem o objetivo de criar oportunidades para aqueles que queiram e precisam de um curso superior, mas não possuem renda para custeá-lo. As vagas são distribuídas nas instituições de ensino privado, uma vez que as mesmas são cadastradas junto ao programa e disponibilizam opções de bolsa parcial ou integral em vários cursos.

Logo Prouni
O Prouni foi criado pelo Governo Federal em 2004, com o objetivo de tornar o ensino superior acessível às pessoas carentes.

A inscrição para participação no Prouni se inicia logo que são obtidos as notas do ENEM. O candidato que queira se inscrever deverá ter obtido uma mínima de 400 pontos na média das cinco disciplinas determinadas e nota superior a zero na redação proposta no exame. Para o processo de 2013, ainda não foi divulgado o cronograma de inscrição que provavelmente irá ocorrer no início do ano.

O calendário deverá ser anunciado antes que o ano letivo comece, para que o candidato ingresse de maneira correta na faculdade. Como acontece nos anos anteriores, o processo de inscrição acontecerá em dois períodos, no primeiro e no segundo semestre do ano.

Além da nota, o candidato deve preencher alguns requisitos para participar do Programa Universidade para Todos, como possuir renda familiar per capta de um e meio até três salários mínimos e ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública ou ter sido bolsista em escolas particulares.

Também é necessário os documentos de CPF e o número de inscrição do Enem. Cada candidato poderá optar por até dois cursos diferentes, e também em instituições diferentes. O Programa divulga o nome dos selecionados em duas chamadas, o resultado deverá ser consultado no site oficial do Prouni -(http://prouniportal.mec.gov.br) onde estão todas as outras informações sobre o proesso seletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.