Influência dos Estados Unidos no mundo

Os Estados Unidos é visto como a maior  potência econômica do mundo, mas será que essa é realmente uma realidade? afinal, como se da a influência dos Estados Unidos no mundo? Há três vertentes que podem ser exploradas para chegar a uma possível resposta, são elas: fatores econômicos, poderio militar e influência cultural. Com estes três pilares os Estados Unidos é uma forte influência no cenário internacional, mas concomitantemente aplica uma política de “Democracia das desculpas”

EUA
Os Estados Unidos toma de conta do mundo com sua influência política e cultural. (foto:reprodução)

O grande primeiro fator que coloca o Estados Unidos como um país economicamente forte, atualmente este Estado representa cerca de 20% da economia mundial. Em relação aos outros países, os Estados Unidos é um país pobre quando  se trata de recursos, ou seja, não tem matéria prima. Mas o governo investe pesado no setor de industria. Basicamente os Estados Unidos recebe a matéria prima de países subdesenvolvidos, principalmente da America Latina.

EUA
O famoso fast-food, assim podemos descrever, é genuinamente americano. Tal modelo de “alimentação-rápida” faz presente em vários países ao redor do mundo. ( foto:reprodução)

O segundo grande fator que causa intimidação em outras nações e o seu poderio militar, fato deixado bem claro durante a segunda guerra mundial e durante a guerra fria. Os americanos causaram grande uma grande tensão no mundo inteiro ao explodir duas bombas atômicas, uma em Nagasaki e outra em Hiroshima, ambas no Japão. Atualmente há bombas com poder de destruição ainda maior, podendo destruir meio mundo.

O terceiro e talvez o pior fator que consolida o poder e a influência dos Estados Unidos e o controle cultural. Não há outro país se quer no mundo, talvez tirando Cuba, onde são passados os seus filmes ou recebem propagandas dos Estados Unidos. A política de nacionalismo imposta pelos americanos os fazem de “nação superior”. Mesmo que a maior parte da sua população seja uma mistura étnica de vários povos, eles criaram uma identidade cultural muito forte, no qual se colocam acima de todos e essa mensagem é espalhada em todas as mídias possíveis, produzidas por eles e distribuídas pelo mundo inteiro.

Atualmente a hegemonia do poder americano vem sendo desfeito, esse processo vem ocorrendo desde da década de 70 e atualmente chega cada vez mais ao restante do mundo. Apesar da economia mundial ainda ser baseada no dólar, nações como a China tem se mostrado muito superior aos Estados Unidos e possivelmente, quando os países latinos americanos cansarem de pagar a dívida externa abusiva e sem procedentes geradas pela ditadura financiada pelo governo americano, a grande nação norte-americana não resistirá ao impacto. Pode ser que esse futuro chegue, pode demorar, mas o certo é que todo império um dia cai, assim como o império romano, egípcio e tantos outros que dominaram o mundo um dia se desmoronaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.