Inclusão social dos deficientes

A inclusão social insere e introduz os indivíduos que sofrem qualquer tipo de preconceito na sociedade, seja ela qual for. A inserção das pessoas com deficiência nesse meio traduz a participação na vida social, assegurando seus direitos e respeito perante qualquer sociedade, poder público e até mesmo ao Estado.

Mesmo com muitas lutas, a inclusão dos deficientes não sofrem apenas avanços, mas também retrocessos, isso tudo em vista de preconceitos que ainda dominam muitas pessoas no mundo. Por esse fator, mesmo com as leis que desempenham papel de exclusão dessa desigualdade de preconceitos, o mundo não se livra por completo dessa mentalidade imatura de não aceitação de outro indivíduo que tenha características e limitações diferentes das pessoas ditas “normais”.

As sociedades antigas, não aceitavam as pessoas deficientes, deixando-as esclusas de tudo e de todas. Muitas famílias que possuíam portadores de deficiência em casa, os escondiam e os isolavam do mundo por essa não aceitação.

Inclusão social

Com uma mentalidade mais aberta, essas barreiras começaram a ser quebradas, sendo a maior parte delas nos séculos XIX e XX. A sociedade só passou a ser mais inclusiva após a Revolução Industrial e o desejo da educação dos países desenvolvidos, formando assim um maior entendimento sobre a deficiência em si. A partir desse momento passou a existir a educação para alunos especiais, causando assim a sua inclusão em todos os âmbitos sociais.

Hoje, em pleno século XXI, ainda é possível ver muitas irregularidades e preconceitos contra os deficientes de todos os tipos de anomalia, mas, conseguem ser muito mais respeitados do que anteriormente. Mesmo tendo conquistado diversos pontos positivos e muitos direitos, os deficientes desejam mais, pois a luta contra essa desigualdade ainda não teve fim.

Todo deficiente deve ser considerado cidadão, assim como os demais indivíduos existentes no mundo, devem gozar de seus direitos políticos, civis, econômicos e sociais, deve ter honra, dignidade e ser respeitado por todos.

Uma das grandes barreiras que ainda está sendo quebrada para os deficientes é a inacessibilidade que ainda é imposta. Mesmo sendo cidadãos por direito, eles são indivíduos que possuem necessidades diferentes dos demais, e são esses direitos específicos que ainda não lhes são completamente acessíveis e que os impossibilitam e os limitam a certas atividades e situações.

O modelo de “homem normal” vem sendo totalmente descaracterizado pelos deficientes, que mostram a cada dia mais a sua capacidade perante a sociedade, que exigem seus direitos e conquistam a sua acessibilidade e uma melhor forma de ir e vir no mundo, deixando de ser olhado de lado por muitos e aplaudido pela sua força de vontade de vencer as suas próprias limitações.

Uma das maiores conquistas vistas no mundo há alguns anos, é a inserção de alunos deficientes em salas de aulas com alunos sem deficiência, essa aproximação e inclusão do indivíduo com a sociedade, que anteriormente não era vista.

A cada dia novos direitos são conquistados e novos caminhos são construídos. Todas as diferenças se fazem iguais quando são colocadas em grupos que as consideram e as aceitam. Tudo isso, acrescenta a nós, seres humanos, valores morais, respeito perante a outras pessoas, mesmo todos tendo os mesmos direitos e as mesmas oportunidades.

“Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais”. 

(Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.