Imposto pago em duplicidade

Imposto duplo
Imposto já é algo que pesa ao bolso, muito mais quando pago em duplicidade

Imposto é um tipo de tributo que o contribuinte tem por obrigatoriedade pagar ao estado, esse valor segue as normas de um fator gerador e uma base de cálculos. Esses impostos devem ser revestidos no custeio dos encargos administrativos do governo, retornando a população na forma de investimentos e melhorias em saúde, educação, saneamento, segurança, ou seja, tudo o que abarca o bem comum.

No Brasil os principais impostos cobrados são o ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ), Imposto de Renda de pessoas físicas, ISS que alcança as areas que o ICMS no cobre, o Imposto sobre produtos industrializados ou IPI, o ITBI que incide sobre imóveis e o ITCMD. Num sistema de tributação ideal os impostos deveriam ser calculados de acordo com a renda média de cada contribuinte, quem ganha mais tributa mais e que tem rendimento menor contribui menos proporcionalmente.

Quando vai se pagar uma cota pode acontecer de haver o pagamento em duplicidade, ou seja duas vezes o mesmo tributo, nesses casos se a cobrança for em débito automático o contribuinte terá algumas opções, primeiro, a taxa cobrada indevidamente servirá na quitação da próxima parcela do imposto em caso de parcelamento, você pode também efetuar o pedido de reembolso, na página eletrônica da Receita Federal. Se o erro foi um equivoco do doador pode ser feito, também no site da Receita, o pedido de estorno do valor indevido.

A forma barroca na qual o Estado brasileiro se organiza, faz com que nos contribuintes, mesmo achando as taxações tributarias exorbitantes, continuemos a paga-las e perpetua- las, o imposto é muito importante para a a administração social, mas esse retorno tem que ser visto. Todo mundo reclama dos impostos, mas, talvez por comodismo, ninguém se une para lutar contra essas imposições em prol dos seus direitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.