Importância das frutas na alimentação infantil

A alimentação é um dos mais importantes fatores para ter uma excelente saúde ao longo de toda a vida. O processo de conhecimento de alimentos e de seu consumo, deve ser realizado de maneira moderada e correta desde a infância, pois é nesse instante que a educação nutricional se finda na vida do ser humano.

As frutas, além de muito gostosas possuem uma imensa diversidade e proporciona vários nutrientes ao corpo, tal como vitaminas, minerais, sais minerais, fibras, água e açúcares naturais.

É essencial que sejam consumidos variadas frutas durante o longo do dia. Os nutricionistas indicam que sejam ingeridas 3 porções desses alimentos durante o longo do dia.

As frutas previnem contra vários tipos de doença, tais como

Criança comendo maçã

constipação intestinal (intestino preso), certos tipos de cânceres, doenças cardiovasculares, diabetes, diverticulite, reduz o risco de doenças crônicas e várias outras enfermidades.

O sistema imunológico se torna muito mais protegido quando se consome frutas e diversos outros alimentos, tais como os integrais, as verduras, os legumes, as oleaginosas, além da água, que é fundamental para a hidratação e o bom funcionamento do organismo.

Importância das frutas na alimentação infantil

Muitas crianças são resistentes a consumir frutas, mas a sua ingestão é altamente essencial para o organismo. Começar a inserir esse alimento desde pequeno é muito importante, pois é nesse momento que se finda a educação alimentar do ser humano, promovendo assim a implantação de bons hábitos alimentares.

Os pais tem um papel essencial nesse processo. Ao incentivar uma boa alimentação e uma dieta saudável a criança, ela ficará forte, saudável e terá uma maior condição física e mental para qualquer coisa.

Acostumando as crianças a comerem frutas, elas irão se desacostumar a comer os famosos fast foods – ou diminuir a ingestão -, que prejudicam muito a saúde delas e é um dos principais fatores da obesidade infantil no mundo.

A variedade de frutas é muito grande e por isso a facilidade de ministrá-las é tão fácil, pois existe um grande leque de escolha para as crianças.

As frutas, assim como os vegetais, auxiliam e muito no desenvolvimento e no crescimento da criança, pois fornece muitos nutrientes ao seu organismo.

Lembrete: varie sempre as frutas durante o longo do dia ou da semana, assim a criança não irá enjoar – a não ser que ela tenha a sua preferida, mas mesmo assim a acostume a se deliciar com as demais.

Frutas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.