Idade mínima para realizar a cirurgia de Adenóide nasal

A obstrução nasal é um dos sintomas mais frequentes do corpo humano. Desde criança as pessoas podem sentir esses desconfortos, causados por um entupimento nasal e pelas corizas. O maior motivo desses problemas se manifestam como sintomas de gripe, alergia, resfriados e renite. Todos esses fatores são causados em meio de alerta de que as amígdalas e as adenoides estão sendo afetadas de alguma maneira. Quando elas inflamam, as reações podem ser ainda maiores e muito mais desconfortantes.

Em qual idade pode ser feita a operação?

Não existe idade certa para a operação, mas sim o momento adequado visando a situação da infecção da pessoa. As amígdalas e as adenoides crescem logo no primeiro ano de vida – quando começam a entrar em contato com os micro-organismos –  e isso pode durar até os 4 ou 6 anos, somente após esse período ela diminuirá até chegar no seu tamanho apropriado para o corpo. Quando isso não acontece ou até mesmo anteriormente – no momento do crescimento – se o otorrinolaringologista constatar em seu diagnóstico que o grau da inflamação e da infecção está avançado, será indicado que a cirurgia seja realizada.

O processo cirúrgico só é indicado quando o profissional verifica todo o histórico de repetições das inflamações e o grau da dificuldade da respiração, visando o impacto e os incômodos que esses fatores causam a pessoa. Somente após vários exames e uma avaliação crítica sobre eles que o otorrinolaringologista dirá se é ou não necessário fazer a retirada dos órgãos. 

As adenoides se localizam no fundo do nariz, escondidas pelo céu da boca e sua visualização só é possível com instrumentos especiais e por médico. Veja abaixo.

Localização das adenoides

Adenoide nasal

As adenoides e as amígdalas, funcionam no organismo humano de forma protetora contra os germes que encontramos diariamente no meio em que vivemos. Através desses órgãos, é possível que muitos micro-organismos não entrem no corpo, evitando assim várias doenças, agindo então como defensores imunológicos.

Antes de ser indicada a cirurgia, o otorrinolaringologista destinará ao paciente tratamentos para tentar conter a infecção. A maioria deles são feitos com medicações orais e sprays para o nariz. A função desses medicamentos é aliviar o desconforto e ajudar a pessoa a respirar melhor.

Caso seja percebido que a criança, jovem, adulto ou idoso esteja com uma certa dificuldade em respirar ou que alguns sintomas estejam mais frequentes que o normal, é indicado que seja procurado um otorrinolaringologista para que o disgnóstico seja feito e para que o tratamento seja realizado no início da infecção dos órgãos.

Em casos de cirurgia, pode ser retirada somente as amígdalas, apenas as adenoides ou os dois órgãos caso seja indicado pelo médico.

Curiosidade

As pessoas que retiram as adenoides ou as amígdalas não ficam menos imunes que as outras que não retiram esses órgãos pois em todo o organismo é possível encontrar vários defensores contra esses micro organismos. Esses órgãos ajudam a prevenir, mas não são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.