Humanismo: Resumo de toda história.

O humanismo surgiu na Itália no final da baixa Idade Media e no inicio da Idade Moderna, carregado por aspirações antropocentristas onde não mais se colocava o Deus supremo no centro das ideias, e sim o ser humano em si, esse processo de mudança de conceito foi um processo longo, Na época em que essas ideias atingiam mais as mentes dos europeus foi quando depois de assolados pela peste negra, confusos com a divisão da igreja, grandes nomes de cientistas surgiram quebrando vários conceitos da igreja.

Cientistas como GalileuParacelso e Gutenberg é um exemplo das mentes pulsantes da época, muitas ideias da antiguidade. Foram retornando para as discussões politicas, Galileu Galilei comprovou que a terra não era o centro do universo, que ela girava entorno do Sol assim como outros planetas do nosso sistema solar, as ideias remontavam de forma impressionante.

Os Burgueses e a  Nobreza começavam a fazer frente ao poder da igreja, as pessoas agora procuravam explicações mias empíricas e começavam a negar simples explicações baseadas no espiritualismo.

obra

Nesse período varias obras de literatura aparecem como indicadores dessa situação para época, exemplos são Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro) e Bocaccio (Decameron), ainda existem obras que voltaram a ser estudadas e expressadas como Ilíada e Odisseia obras gregas clássicas que só eram estudadas em mosteiros pelos clérigos.

O humanismo foi uma chave para o Renascentismo, ele deu uma grande abertura para que ideias Iluministas se espalhassem pela Europa rapidamente, causando por consequência uma grande diminuição no poder e no domínio da Igreja, o que muitos anos depois com a chegava de Lutero, de sua tradução da bíblia e com avanços tecnológicos o suficiente causariam a quebra do domínio da igreja católica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.