Hormônios femininos que influenciam na menstruação

O ciclo menstrual é um assunto que gera muitas dúvidas na mulherada, principalmente nas adolescentes, que apresentam suas primeiras modificações corporais assim que a sua menarca (primeira menstruação) se manifesta. Ter um conhecimento amplo em relação a esse assunto é extremamente importante e por isso, vamos abordar alguns tópicos relevantes à seguir.

Dentre as particularidades que devem ser ressaltadas, as alterações hormonais recebem destaque, já que são os hormônios que ditam como irá acontecer todo o ciclo da mulher, desde a sua menstruação até as fases foliculares, ovulatórias e lúteas.

Hormônios femininos que influenciam na menstruação
Mulher com idade reprodutiva.
(Foto: Reprodução)

Dois dos hormônios femininos responsáveis por promoverem esses períodos são o luteinizante (LH) e o folículo-estimulante (FSH), denominados como secreções das gonadotrofinas.

Ambos são produzidos pela hipófise e articulam ações essenciais na estrutura corporal reprodutiva, como a estimulação da secreção de estrogênio (que auxilia no desenvolvimento de um folículo que contém o óvulo) e na liberação do óvulo.

Outros importantes hormônios do ciclo menstrual são a progesterona e o estrógeno. As funções desempenhadas por eles se interligam com o desenvolvimento do corpo físico da mulher (como o aumento das mamas, coxas e glúteos), a elevação da líbido, o amadurecimento do sistema reprodutor e o início do período fértil feminino.

A junção e as alterações desses 4 elementos promove a preparação do ovário para toda a fecundação, mas quando o óvulo não é acometido pelos espermatozoides, ocasionam o desprendimento das células endometriais do útero, o que gera o rompimento de pequenos vasos sanguíneos, ou seja, a menstruação.

Como podemos observar, esse sangramento é quem fecha o ciclo menstrual, deixando todos os órgãos reprodutivos preparados para começar novamente as etapas férteis para a promoção de uma possível gravidez. Esse fluído costuma durar entre 3 à 7 dias, se apresentando em uma tonalidade rosa, vermelha ou marrom.

Assim que a menarca ocorre, é fundamental que a adolescente seja levada a um ginecologista, para que exames de rotina sejam executados, assim como o cálculo parcial do seu ciclo menstrual, analisando se ele é regular ou irregular, entre outras características.

Atenção!

As consultas ginecológicas devem ser ainda mais frequentes caso o contato íntimo esteja acontecendo. É essencial que o casal se proteja com camisinha e métodos contraceptivos, para evitar não somente a gravidez, mas também as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.